A imagem mostra um profissional realizando algum procedimento ligado a logística integrada

6 vantagens da logística integrada para a sua empresa

A logística integrada permite que as empresas tenham um suporte valioso. Na prática, todos os sistemas informatizados e manuais se comunicam entre si para acompanhar o que está disponível para venda, o tempo necessário para a produção (caso os produtos não estejam disponíveis no armazém) ou, por exemplo, comunicar a venda aos escritórios.

É importante que haja uma grande relação de confiança e troca entre embarcadores e transportadoras. Somente colaborando em todos os elementos da cadeia do sistema será possível ter velocidade, segurança e univocidade do trabalho realizado.

A tecnologia é uma aliada muito valiosa da logística integrada: permite manter todos os elementos, internos ou externos, atualizados em tempo real. Dessa forma, é possível acompanhar todos os passos que um produto dá antes de chegar ao consumidor final.

Além disso, é possível estabelecer níveis de desempenho em relação aos benchmarks de mercado, aos KPIs da organização e aos objetivos estabelecidos.

Assim, as empresas podem utilizar sistemas ERP (Enterprise Resources Planning), que consistem em organizar seus processos em escala global. Sua eficácia reside no compartilhamento de dados para todos os departamentos. Os sistemas ERP são integrados, frequentemente, com um WMS (“Warehouse Management System”, Sistemas Gerenciamento de Armazém).

Vantagens da Logística Integrada

A logística integrada organiza todas as atividades dos setores da empresa de forma simultânea e otimizada, desde a origem da matéria-prima até o transporte e distribuição do produto até o consumidor final. Confira as vantagens que essa abordagem proporciona:

1 – Aumento da produtividade

Corrigir falhas e otimizar processos ao longo da cadeia de suprimentos ajuda a identificar o método de trabalho mais indicado, como a mudança de layout, a eliminação de etapas desnecessárias e novas estruturas das equipes, tornando os colaboradores mais produtivos.

2 – Maior controle

O controle de estoques e processos é fundamental para garantir a oferta de demanda e, simultaneamente, conseguir reduzir os custos operacionais. 

Com a logística integrada, o gerenciamento não se limita às operações de armazém: começa no setor de compras, com as aquisições adequadas, e vai até o momento em que o cliente recebe o pedido. O monitoramento de cada etapa permite identificar as falhas e ações necessárias para otimizar o fluxo de produtos.

3 – Redução de despesas

Em tempos de crise, cortar gastos é fundamental para garantir vantagem competitiva, pois os custos contínuos e elevados eventualmente levarão a empresa a fechar ou viver mergulhada em problemas financeiros.

Dessa forma, a gestão integrada do fluxo de materiais e do fluxo de informações permite uma visão mais abrangente da cadeia de suprimentos. Essa visão favorece, no que lhe concerne, a coordenação dos processos, alinhando-os conforme as metas e objetivos da organização.

Assim, a redução de despesas é decorrente de um planejamento estratégico inteligente, que otimiza o tempo. Com isso, não afeta apenas um estágio do processo logístico, mas diminui os custos de toda a operação.

4 – Otimização de resultados

Tornou-se extremamente necessário o emprego de técnicas e de ferramentas que possibilitam a otimização de resultados por meio da simplificação de tarefas, de modo que a logística passou a ter um papel central na dinamização da rotina empresarial.

5 – Gestão de fretes estratégica

Nesse sentido, o trabalho dos profissionais de logística, particularmente em um sistema logístico integrado, nunca para. Não apenas no que diz respeito ao desempenho adequado das tarefas típicas.

Em vez disso, trata-se do monitoramento constante da eficiência e custo-efetividade na gestão de fretes. Para isso, uma medição constante dos resultados obtidos é essencial no setor logístico, particularmente em um sistema integrado. Nesse sentido, os colaboradores consideram uma série de indicadores:

  • Volume – por exemplo, o número de pedidos manuseados;
  • Eficácia – indica a qualidade do processo, como a avaliação do cliente;
  • Eficiência – mede os custos e recursos da realização de um determinado processo.

6 – Tomada de decisões mais acertadas e baseadas em dados

Um fator importante para tomar as decisões corretas é a capacidade de ter dados em tempo real. Quanto mais cedo reagirmos às mudanças no mercado, mais cedo poderemos implementar o plano de ação para minimizar as interrupções em nossos negócios.

Um exemplo claro e recente é a pandemia da COVID-19, que colocou toda a indústria global em risco. Mesmo as empresas que operam teoricamente sua logística sob o conceito end-to-end viram como suas entregas sofreram longos atrasos e como seus processos foram interrompidos.

Por isso, integrar e otimizar toda a cadeia de suprimentos como um conjunto de processos conectados é essencial para garantir uma operação de negócios bem-sucedida.

A goFlux é uma plataforma que facilita a contratação de fretes e a logística integrada, pois conecta embarcadores e transportadoras. Dessa forma, sua empresa pode reduzir seus custos e contar com um processo transparente de contratação de serviços. Quer saber mais? Acesse o site da goFlux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top