A imagem mostra um homem monitorando as atividades agrícolas com o apoio de ferramentas tecnológicas, um tablet no caso, conhecida como agricultura de precisão e inteligente.

Agricultura de precisão e inteligente: qual a relação com a logística? Veja!

Você sabe qual a relação entre a agricultura de precisão com a logística? Essa pergunta é bastante relevante por diferentes motivos. Primeiramente, o setor agropecuário é muito importante para a economia brasileira como um todo e essa lógica também é válida para a agricultura de precisão.

Além disso, a logística é um departamento fundamental para as empresas, pois elas ajudam as organizações a serem mais eficientes e a alcançarem os objetivos. Somado a isso, com um bom planejamento logístico torna-se possível entregar mais mercadorias em menos tempo e também em diferentes regiões, o que contribui para aumentar as possibilidades de comercializar as safras.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é agricultura de precisão e como ela pode se relacionar com a logística, destacamos o que é a agricultura inteligente e também informaremos sobre os principais benefícios proporcionados pela união desses conceitos. Acompanhe a seguir.

O que é a agricultura de precisão?

A agricultura de precisão refere-se a uma metodologia que monitora as atividades agrícolas. Isso é feito por meio da utilização de ferramentas tecnológicas avançadas.

A partir de informações coletadas do espaço geográfico da lavoura torna-se possível o desenvolvimento da automação agrícola. Essa questão garante a otimização da produtividade no setor, pois há a eliminação de tarefas manuais e torna-se possível desenvolver mais atividades e em menos tempo. Além disso, a agricultura de precisão contribui para tomada assertiva de decisões.

Desse modo, podemos dizer que a agricultura de precisão está diretamente relacionada com o uso das últimas ferramentas tecnológicas com os objetivos de avaliar e fazer o acompanhamento detalhado de toda a atividade agronômica, observando a variabilidade do solo e do clima, e também a produtividade da lavoura como um todo.

O principal objetivo dessa metodologia agrária é otimizar a produtividade do campo e melhorar o manejo agrícola. Todos esses benefícios são obtidos por meio da identificação das características de cada região do campo, o que favorece uma melhor distribuição dos insumos.

Como a agricultura de precisão se relaciona com a logística?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes por parte de diversas pessoas envolvidas nas atividades agrárias e logísticas. Destacamos anteriormente que a agricultura de precisão possibilita o acompanhamento detalhado das atividades no campo e ajuda a melhorar a produtividade.

Todas essas questões são obtidas por meio do implemento de tecnologias avançadas no campo. Essas ferramentas também auxiliam na redução de custos, o que garante mais eficiência no processo. Desse modo, com o desenvolvimento da agricultura de precisão você terá mais capital para investir com objetivo de aprimorar os processos logísticos.

Inclusive, torna-se possível aproveitar a tecnologia para encontrar fretes em condições vantajosas para transportar os produtos agrários, fazer o planejamento de rotas com o objetivo de pegar rodovias em melhores condições e fazer a viagem em menos tempo, fazer a manutenção dos veículos no momento ideal, entre outras questões relevantes.

O que é a agricultura inteligente?

A agricultura de precisão que destacamos anteriormente é a base para o desenvolvimento de uma agricultura inteligente. Por meio dessa prática, torna-se possível levar para as lavouras tecnologias de ponta e inovação.

Com isso, você vai poder administrar de maneira detalhada todo o sistema produtivo, vai conhecer as condições climáticas e ter acesso a informações valiosas que vão te ajudar a definir o momento exato de aplicar fertilizantes, insumos e defensivos.

Por meio da agricultura inteligente torna-se possível fazer uma pimenta de toda a lavoura, desenvolver o planejamento da produção agrícola, reduzir custos e impactos ambientais, e também otimizar a produtividade no campo.

Quais os benefícios proporcionados pela união desses conceitos?

A união da agricultura de precisão e inteligente com o segmento logístico é capaz de proporcionar diversos benefícios. Entre eles, estão a redução de custos, o aumento do controle nos processos logísticos e a otimização da gestão logística, além das questões referentes à agropecuária. Destacamos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

Reduzir custos

O primeiro benefício proporcionado pela união desses conceitos é a diminuição de despesas para as empresas. Essa questão se torna ainda mais relevante em um cenário de crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. Isso porque, muitas empresas tiveram diminuições nas receitas e nesse cenário é fundamental buscar formas de reduzir gastos.

Por meio do monitoramento das atividades agrícolas torna-se possível conhecer melhor sobre as necessidades da lavoura e tomar melhores decisões. Com isso, evita-se gastos desnecessários, o que contribui para a redução de gastos.

Aumentar o controle

Outro aspecto positivo proporcionado pela união dessas questões é o aumento do controle da produção. A utilização de tecnologias avançadas proporciona um conhecimento mais preciso em relação às características e as necessidades das lavouras.

Facilitar a gestão

Com um maior controle das atividades devido ao incremento das novas tecnologias no campo, torna-se possível otimizar a gestão das atividades agropecuárias e também do segmento logístico. Essa questão acontece por diferentes motivos.

Primeiramente, ao conhecer as necessidades do campo, torna-se possível geri-lo melhor. Desse modo, aumentam-se as probabilidades de você tomar decisões assertivas e que possam favorecer o alcance dos objetivos previstos para a safra. Fica mais fácil, por exemplo, decidir o momento ideal para estocar produtos, comercializar ao exterior, fazer a colheita, entre outras questões relevantes.

Além disso, com um melhor controle das atividades há a otimização do desempenho do segmento logístico. Você terá mais segurança na tomada de decisões e, consequentemente, tornará possível otimizar a produtividade da área logística.

Como a plataforma digital da goFlux pode ajudar nesse contexto?

A plataforma digital da goFlux conta com diversas funcionalidades que ajudam a otimizar a agricultura e também o setor logístico. O sistema conta com funcionalidades que ajudam a otimizar o processo produtivo e também facilitar o escoamento da produção agrícola de maneira segura, ágil e prática.

Vale destacar que, por meio da nossa ferramenta, torna-se possível fazer o gerenciamento de frota em tempo real e garantir os cuidados necessários no transporte de cargas. Desse modo, as mercadorias chegarão ao seu destino com rapidez e segurança. Muito bom isso, não é mesmo?

Como é possível perceber, a agricultura de precisão inteligente se relaciona diretamente com as questões logísticas das empresas. Por esse motivo, é muito importante buscar a união desses conceitos para que seja possível beneficiar-se ao máximo com ambas as práticas. Todas essas questões, somadas, serão capazes de ajudar a melhorar a saúde financeira do seu empreendimento e a aumentar os lucros.

Gostou deste conteúdo na qual destacamos o que a agricultura de precisão e a relação com as questões logísticas? Conheça agora mesmo a plataforma da goFlux e veja como o nosso sistema poderá ajudar a utilizar os processos logísticos e agropecuários do seu negócio. Não perca essa grande oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top