Um homem verificando o celular no meio da plantação

Agricultura digital: veja a importância e as vantagens para a logística

A agricultura digital já se tornou um conceito recorrente, mas ainda suscita dúvidas sobre sua importância e eficácia nos mercados que estão relacionados ao agronegócio, como o de transporte de cargas.

Na prática, trata-se do uso da tecnologia digital para integrar a produção agrícola do paddock ao consumidor. Essas tecnologias podem fornecer à indústria agrícola ferramentas e informações para tomar decisões mais informadas e aumentar a produtividade.

Devido a necessidade de ampliar o plantio para atender a crescente demanda proveniente do aumento populacional, a agricultura digital é uma forma de transformar os processos.

Com isso, é possível ter um desempenho melhor, sustentabilidade e aumentar a produtividade. Graças a importância do tema, neste artigo falaremos sobre a agricultura digital e suas vantagens.

Aplicações comuns da agricultura digital

As etapas da produção se beneficiam com as tecnologias que fazem parte da agricultura digital. Por isso, o agronegócio está sempre adotando as inovações tecnológicas para desenvolver seus processos e aumentar a produtividade. Confira as principais aplicações da agricultura digital.

1 – Planejamento dos próximos plantios

O estágio de pré-plantio é essencial para garantir o sucesso da plantação e a alta produtividade. Diante disso, a tecnologia proporciona recursos que podem ser utilizados na preparação das lavouras.

Dessa forma, diversos sistemas podem ser utilizados para controlar o estoque a fim de garantir a compra de maquinários, recursos, contratações e, claro, as sementes.

Outro recurso que pode ser incluído é o uso de um drone para analisar as áreas de plantio e usar os dados obtidos para tirar o melhor proveito do espaço e aumentar a produtividade.

2 – Identificação e controle de pragas

Com a agricultura digital, o produtor pode utilizar recursos para distinguir pragas e, até mesmo, doenças que afetam a plantação. Sendo assim, é possível utilizar ferramentas mais eficientes para controlar o plantio, como drones e nanotecnologia.

3 – Previsão do tempo

Prever o tempo é muito interessante para evitar a perda da produção devido a geadas, estiagens, precipitações, tempestades e outras variações climáticas.

Assim sendo, o agricultor consegue assegurar o plantio e obter bons resultados. De fato, utilizar tecnologias que fazem parte da agricultura digital ajudam, até mesmo, a identificar os  momentos mais indicados para a colheita.

4 – Gerenciamento da fazenda

Da mesma forma que as matérias-primas, fornecedores confiáveis, máquinas robustas e colaboradores atualizados são muito importantes. Em vista disso, esses elementos precisam ser gerenciados adequadamente a fim de assegurar a produção, eliminar desperdícios e reduzir as perdas.

Dessa forma, os recursos tecnológicos, como o Big Data, podem ser empregados na gestão de clientes e fornecedores, aquisição de produtos, gestão de pessoas e processos logísticos.

Vantagens da Agricultura Digital

A agricultura tem tirado proveito das tecnologias mais recentes com o objetivo de aumentar a produtividade e lucratividade, além de ter produtos com mais qualidade. Os benefícios que a agricultura digital proporcionam são diversos e, por isso, trouxemos os mais importantes para você compreender a importância de seguir essa tendência.

1 – Aumento da produtividade

As ferramentas digitais indicam para os produtores como usar melhor o solo e os recursos. Assim, podem ser utilizados drones, equipamentos de automação e Big Data, entre outros recursos. Consequentemente, a produção está se transformando e se tornando mais competitiva

Outro resultado é o aumento da produtividade, pois também é possível utilizar sistemas para emitir notificações e alertas para que os agricultores tenham o suporte em todas as etapas. Isso inclui alguns dados sobre o clima e, até mesmo, o histórico de pragas que podem acontecer no decorrer do crescimento das plantações.

2 – Redução de custos

O propósito da agricultura digital é usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para resolver os problemas das plantações, enquanto amplia a eficiência sem aumentar os custos.

Com isso, o produtor pode utilizar soluções e equipamentos para saber como cultivar melhor o terreno e tirar o melhor proveito das culturas, visando a fertilidade da terra e uma produção com alta qualidade.

3 – Otimização de processos

Nas etapas de produção, os desperdícios e as perdas podem ocorrer por motivos, como o manuseio inadequado, o armazenamento incorreto ou alguns danos causados por máquinas. Desse jeito, ao integrar as etapas produtivas, a agricultura digital usa melhor o tempo e traz mais economia.

Com as inovações tecnológicas é possível saber quais os melhores horários para evitar perdas no decorrer dos transportes, por exemplo, já que alguns processos podem ser otimizados.

4 – Mais segurança

Com o rastreamento, o roubo ou a perda de mercadorias pode ser evitado, já que toda a logística é acompanhada pelo produtor. Se algo fora do planejado acontecer, os colaboradores envolvidos receberão alertas e instruções sobre o que devem fazer.

Isso permite uma melhor tomada de decisões e estratégias que ajudam a superar os contratempos. 

Ademais, proporciona segurança nos processos, por exemplo, por meio do monitoramento e da vigilância do fluxo de pessoas que fazem parte da produção. Portanto, alguns riscos são diminuídos, como o roubo de maquinários, produtos ou suprimentos.

Soluções para entrar na era da Agricultura Digital

Agora que você conhece as aplicações e vantagens da agricultura digital, pode estar se perguntando como começar. A goFlux pode ser sua parceira nesse momento, pois se trata de uma plataforma de contratação de fretes e marketplace de cargas para transportadoras.

Com isso, suas entregas podem ser realizadas com qualidade e as mais recentes tecnologias para otimizar a logística na agricultura.

A solução oferece dados que apoiam a tomada de decisão, como os recursos de BI (“Business Intelligence”, Inteligência de Negócios), segmentação e detalhamento das informações e uma interface intuitiva.

Quer saber mais? Acesse o site da goFlux!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top