Automação na logística: na imagem, sistema avançado de braço de robô para indústria

Afinal, por que a automação em logística é tão importante?

A automação em logística é a melhor opção para tornar seu negócio mais autossuficiente. Afinal de contas, ao contrário de alguns outros campos de atuação, um grande número de especialistas podem ser envolvidos, muitos processos são realizados e cada etapa é extremamente importante, pois contribui para a movimentação de produtos ao longo da cadeia de suprimentos.

Os benefícios da automação em logística são incontáveis, como a redução de gastos em mão de obra, organização do estoque, menos custos com energia e o mais importante, tirar as pessoas dos trabalhos ou rotinas de repetição e direcioná-las a trabalhos de maior complexidade intelectual. Dessa forma, o processo logístico é realizado de forma mais rápida, precisa e qualitativa, com mais economia e eficiência.

Para completar, reduz significativamente os erros e melhora o atendimento ao cliente. Se você tem interesse em saber mais, continue a leitura e aproveite!

A importância da automação em logística

A automação em logística é um conceito muito amplo — na verdade, abrange funções que podem ser desempenhadas ao nível tecnológico, com o uso de uma plataforma digital de gestão de transporte e fretes para cada empresa. Auxilia no trabalho dos demais setores, como o monitoramento de estoque, planejamento administrativo, de gestão e contábil.

Basta pensar em quanto custo pode ser economizado se você adotar uma automação mínima. Em logística ela proporciona um controle maior na empresa. As vantagens são diversas, mas é importante falar sobre a definição de automação em logística.

Com efeito, pode ser considerado como um processo de redução das operações manuais (entrada manual de documentos e processamento de remessas) e o recebimento automático das informações necessárias ao solicitar o transporte para a respectiva carga. 

Além disso, este sistema automático recebe notificações e atualizações em tempo real. Assim, poderíamos incluir dentro das vantagens da automação, pontos como: redução de custos, compliance das operações.

As vantagens da automação em logística

A automação em logística pode ajudar a tornar as organizações mais eficientes e ter um impacto significativo nos processos da operação. Para alcançar essas melhores margens de lucro, existem alguns outros benefícios importantes para trazer automação para a sua empresa.

Redução de erros

A automação ajuda as empresas a integrarem totalmente a gestão de fretes através da tecnologia, como um ERP (Enterprise Resource Planning, Sistema integrado de gestão empresarial).

O uso de plataformas digitais na gestão evita problemas causados pela inserção de vários dados manualmente e suas consequências financeiras negativas. Como consequência, pode acarretar o aumento dos custos de entrega, a manutenção, o planejamento inadequado e os processos de coordenação, as penalidades futuras por erros de documentação.

Ao investir na implantação de plataformas de gestão de frete e contar com uma plataforma SaaS (Software as a Service, Software como serviço) que facilita a conexão entre empresas e prestadores de serviço como transportadoras e operadores logísticos, é possível otimizar a operação logística.

Disponibilidade de tarifas de frete em tempo real

A automação em logística visa lidar com os custos cada vez maiores de transporte. Além disso, incentiva a implementação de uma política que levará a benefícios financeiros para os transportadores, proporcionando economia imediata de carga. Graças ao acesso à tecnologia, você poderá encontrar as melhores tarifas de frete em tempo real online através da internet.

Todos fazem uma pesquisa para determinar a melhor solução para sua carga. Assim, ao selecionar várias empresas, a automação em logística estará a seu favor. Você economiza ao combinar e comparar os diferentes custos, seguros e tempos de trânsito oferecidos por transportadoras individuais.

Melhor atendimento ao cliente

Para melhorar o atendimento ao cliente, a automação em logística proporciona um controle muito melhor do embarque durante o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Uma das vantagens mais importantes é permitir o acompanhamento completo da movimentação de mercadorias de um lugar para outro, contabilidade automática, rastreamento de transações e pagamentos de faturas, geração de documentos automáticos, especificações personalizadas.

Seu cliente estará ciente do custo final do envio e também poderá receber informações atualizadas sobre o status da remessa a qualquer momento, onde está localizada e quando chegará ao seu destino. Essas notificações automáticas criam credibilidade aos olhos do cliente e, se eles estiverem satisfeitos, confiarão em você completamente todas às vezes.

Implemente a automação na sua empresa

Se você está procurando a melhor maneira de economizar dinheiro, aprimorar seus serviços, reduzir o estoque, custos de transporte e tomar decisões mais confiáveis, então procure um parceiro que ajude no momento da contratação de fretes. Os negócios precisam de automação, mantenha-se atualizado com a inovação e não dê aos concorrentes uma chance fácil de ter sucesso.

Assim, implemente a automação em logística no transporte e conte com a goFlux nesse processo. Com a parceria será possível realizar BIDs (Bid process) de forma rápida em uma plataforma e fazer cotações dinâmicas 100% online e visualizar lances em tempo real.

Descubra ainda mais sobre a solução no site da goFlux!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top