Dois profissionais fechando negócio após analisar a melhor oferta de bid de fretes

BID de fretes: um guia completo para você aprender a gerenciar

Você sabe o que é o BID de fretes? Esse termo não é tão complicado quanto parece, mas pode causar confusão em muita gente.

No entanto, essa questão é fundamental para assegurar mais eficiência nos processos logísticos e esse departamento é um dos mais importantes para o crescimento das empresas no mercado.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é o BID de fretes, destacando quais são as principais etapas e fornecendo dicas para auxiliar no gerenciamento. Continue com a gente.

O que é o BID de fretes?

O termo BID é originário da língua inglesa e, traduzindo para o nosso idioma, significa licitar, ofertar e fazer um lance. Desse modo, a prática consiste em reunir diferentes transportadoras com o objetivo de fazer um leilão e analisar qual prestador de serviço oferece o melhor custo-benefício.

O embarcador, que têm as cargas que serão transportadas, monta uma lista de transportadoras que vão prestar os serviços. Na sequência, as empresas de transporte são convidadas pelos embarcadores para dar lances sobre o valor que estão dispostos a transportar em uma mercadoria.

Quais são as principais etapas?

Não há muitos segredos em relação ao tema. O processo consiste na realização de três etapas. São elas:

  • aspectos operacionais internos: na primeira fase de um BID ocorre a publicação de um edital pelos embarcadores. Nesse momento, há a descrição do projeto e as necessidades. Alguns elementos, como as tabelas de frete, custo de mercadoria por região, estão incluídos. Além disso, define-se as exigências operacionais e estimativas de prazos de entrega;
  • convocação de participantes: nesse momento é realizada a escolha das transportadoras e o envio dos convites para participação do BID. Na sequência, é realizado o cadastro das empresas que estiverem interessadas em participar do processo;
  • escolha: cada transportadora envia o cronograma com os prazos e tabelas de frete. Depois do envio dessas informações, começa a simulação de cotações e prazos de entrega. A partir da análise desses dados, o embarcador escolhe a transportadora com melhor custo-benefício.

Como gerenciar o BID de fretes?

O gerenciamento do BID de fretes é fundamental para garantir o sucesso do segmento logístico da sua empresa. Por esse motivo, é muito importante saber como fazer a gestão da melhor forma para que seja possível beneficiar-se desse processo.

Entre as melhores práticas de gerenciamento do BID de fretes estão ter um objetivo claro, verificar quais são os serviços que deseja adquirir e contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas. Destacamos essas questões na sequência do conteúdo.

Ter um objetivo claro

Primeiramente, é muito importante verificar as suas necessidades e ter um objetivo definido no BID de fretes. Deseja, por exemplo, contar com um material de alta qualidade? Deseja fazer um uso pontual de algum serviço? Todas essas questões influenciam no gerenciamento.

Especificar e quantificar os serviços que deseja adquirir

Outra estratégia que ajudará a otimizar o BID de fretes é quantificar os serviços que está interessado em adquirir. Desse modo, torna-se possível adquirir produtos que atendam às suas necessidades e também conseguir descontos ou melhores condições de pagamento.

Utilizar ferramentas de tecnologia para otimizar e facilitar

Sem dúvida, uma das melhores dicas que auxiliarão a melhorar o gerenciamento do BID de fretes é contar com ferramentas tecnológicas. Por meio delas, toda a gestão acontece de forma ágil e eficiente em uma única plataforma.

A centralização das informações facilita muito a gestão do BID de fretes, pois em apenas uma tela você pode visualizar os lances de diferentes fornecedores em tempo real. Muito prático, não é mesmo?

Como é possível perceber, o BID de fretes é um conceito fundamental no segmento de logística. Por esse motivo, é fundamental entender como funciona, as principais etapas e as melhores estratégias de gestão nesse contexto para que seja possível beneficiar-se ao máximo dessa prática.

Agora, que já sabe como gerenciar o BID de fretes na sua empresa, confira este conteúdo, e veja como você pode reduzir o custo de frete com o transporte de cargas.

A imagem mostra a capa do e-book na tela de um celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top