A imagem mostra um caminhão simbolizando a relação entre logística e big data.

Big Data: saiba como utilizar os dados de forma inteligente na logística da sua empresa

O Big Data é uma coleção de dados de grande volume, mas que cresce exponencialmente com o tempo. Seu tamanho e complexidade são tão imensos que nenhum dos recursos tradicionais pode armazená-los ou processá-los com eficiência.

Os sistemas que processam e armazenam o Big Data se tornaram um componente comum das arquiteturas de gerenciamento de informações, combinados com soluções que oferecem suporte a sua análise.

As empresas usam essa ferramenta em seus sistemas para fornecer melhor atendimento ao cliente, ter vantagem competitiva e alta performance.

Quando se trata do Big Data na Logística, podemos ver diversos benefícios, como otimizar a inteligência logística, automatizar operações, agilizar processos e facilitar as tomadas de decisão.

Neste artigo falaremos sobre como utilizar as informações de forma inteligente nas operações, o uso estratégico de dados e o Forecasting. Continue a leitura e aproveite para ter os seus insights.

Big Data na Logística

Os efeitos do uso de Big Data não são nada além de positivos e rentáveis para empresas de áreas diferentes.

De fato, segundo as estatísticas, o mercado que trabalha com foco em dados e negócios foi avaliado em cerca de US$ 168,8 bilhões em 2018. Além disso, espera-se que esse valor cresça para US$ 274,3 bilhões até 2022.

Assim como qualquer outro domínio, a Logística também é um setor revolucionado pelo impacto do Big Data. Por isso, os gestores buscam investir nessa ferramenta para gerenciar o tráfego de dados e ter mais eficiência.

Mesmo os fornecedores também estão adotando estas soluções para ter mais controle sobre a cadeia de suprimentos.

De embarcadores a provedores logísticos e transportadoras terceirizadas — todos podem se beneficiar usando Big Data. Afinal de contas, seu conceito combina com a Logística. Quando empresas deste setor fazem o uso inteligente dos dados em suas atividades operacionais, experimentam um crescimento consistente.

Os conjuntos de informações coletadas de várias fontes devem ser transformados em algo produtivo para ajudar na tomada de decisões. As operadoras logísticas coletam dados, como o tamanho e o peso das embalagens, destino, a atual localização do embarque, etc.

No entanto, muitas vezes eles lutam para gerar insights relevantes a partir de suas bases. Graças à análise de Big Data, esse processo se tornou completo e assertivo. As empresas têm muitas informações armazenadas, mas que devem ser refinadas e convertidas para aumentar o valor do negócio.

Ele fornece uma compreensão dos padrões de compra de diferentes consumidores, as últimas tendências do mercado e ciclos de manutenção. Além do mais, o Big Data na Logística foca em formas de reduzir custos e aumentar a eficiência e a produtividade.

Forecasting e o Big Data

O Forecasting tem o papel de estimar um evento ou tendência. Para as empresas e analistas, ajuda a ter uma previsão com base em dados do passado e do presente. Quando aliado ao Big Data, pode trazer diversos benefícios para a operação logística, como a antecipação precisa da demanda por produtos, serviços e embarques em toda a cadeia de suprimentos.

Ademais, o Forecasting ajuda a planejar os cenários aparentemente inesperados, cortar custos e agilizar os esforços de planejamento logístico de manufatura existentes e futuros. Isso inclui a distribuição de carga, a flexibilidade em caso de interrupções, a sazonalidade, os gastos de estoque e o planejamento logístico.

Com previsão precisa, as organizações podem adquirir o que é realmente necessário e eliminar estoques desnecessários. A eficiência ideal com o Forecast e o Big Data na Logística, melhora a satisfação do cliente e elimina gargalos no ciclo de operações.

Estratégia de dados na Logística

A adoção de Big Data revoluciona as operações de gestão de serviços logísticos e da cadeia de suprimentos com impacto positivo. Por fazer parte de uma estratégia de dados, agiliza o negócio enquanto economiza recursos e proporciona mais eficiência.

Com isso, as empresas que utilizam essa ferramenta obtêm melhor retorno sobre os investimentos e estabelecem uma relação sólida com seus clientes.

Existem plataformas que trabalham de forma estratégica os dados na logística, como a goFlux. Com essa parceria, seu negócio contará com processos digitalizados, pré homologação de fornecedores e apoio na negociação de fretes. Outra vantagem é contar com a plataforma View, integrada à goFlux. Esse recurso conecta os tomadores de decisões a uma rede dinâmica de informações e inteligência.

Através de uma tecnologia inovadora baseada em Big Data, algoritmos e Machine Learning (Aprendizado de Máquina), fornece dados, análises e projeções.

Quer saber mais? Acesse a página sobre o View!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top