A imagem mostra uma pessoa acessando informações e um mapa ao fundo, que simboliza informações compartilhadas por vários sistemas diferente, função do blockchain.

Saiba o que é blockchain e como ele pode ser aplicado à logística

O blockchain é uma das principais inovações tecnológicas contemporâneas. Apesar de essa novidade ser associada, de maneira frequente, ao mercado de criptomoedas, ela pode ser aplicada em diferentes formas e em diversas áreas, incluindo o segmento logístico.

Sabemos também que as novas tecnologias estão sendo mais utilizadas em diversos segmentos das empresas. Nesse contexto, o conhecimento das novas ferramentas vai te deixar melhor preparado para aproveitar, da melhor forma possível, os benefícios proporcionados, incluindo a área logística.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos o que é o blockchain e qual o objetivo dessa ferramenta. Além disso, destacaremos sobre as principais vantagens dessa tecnologia para o setor logístico das empresas. Continue com a gente.

O que é o blockchain?

O blockchain funciona como se fosse um banco de dados. A própria ferramenta se encarrega por fazer o registro de diversos tipos de transações e os dados são compartilhados com vários computadores. Desse modo, as informações armazenadas ficam disponíveis em diversas bibliotecas pelo mundo.

Vale ressaltar ainda que a ferramenta é pública. Por causa dessa característica, qualquer pessoa pode conferir as movimentações registradas no blockchain. Com isso, torna-se possível ter acesso à base de dados e verificar uma transação feita nesse ambiente.

Quais os objetivos dessa ferramenta?

O blockchain tem diversos objetivos e eles beneficiam atividades de diferentes setores das empresas, incluindo o segmento logístico.

A ferramenta ajuda a diminuir a burocracia em diferentes processos, fazer a proteção de informações, evitar atividades fraudulentas e gerar mais confiança para as pessoas envolvidas nas transações do blockchain.

Como funciona o blockchain?

No blockchain, uma pessoa envolvida em uma determinada transação cria um registro criptografado com os dados pertinentes. Na sequência, ocorre a validação e a verificação do registro. Após a validação, o registro é interligado à rede blockchain.

Quais as vantagens do blockchain para o setor logístico?

Entre as principais vantagens proporcionadas pelo blockchain para o setor logístico, estão a otimização dos processos, aumento da confiabilidade e a melhor transparência. Informaremos sobre esses pontos na sequência do conteúdo.

Otimização dos processos

Uma das principais vantagens do blockchain para os processos logísticos faz referência à otimização de diferentes processos relativos ao segmento. Essa questão ocorre justamente por causa da redução da burocracia proporcionada pela ferramenta tecnológica.

Aumento da confiabilidade

O blockchain também proporciona o aumento da confiabilidade em diferentes processos e esse raciocínio também é válido para as atividades referentes ao segmento logístico.

Essa questão acontece por causa da dificuldade de se alterar informações no sistema após um registro ficar pronto. Dessa forma, para fazer qualquer alteração é necessário criar um novo registro. Com isso, podemos dizer que o blockchain garante a autenticidade e a integridade, dois dos principais princípios da segurança da informação.

Maior transparência no processo geral

Isso se relaciona com o que acabamos de mencionar anteriormente. Com a melhora da confiabilidade, torna-se possível proporcionar mais transparência nos processos logísticos.

Como é possível perceber, o blockchain é uma ferramenta que vem sendo utilizada em diversos processos nas empresas. A solução também tem diversas aplicações e proporciona diversos benefícios para o segmento logístico e procuramos apresentar para que você possa ter um conhecimento profundo sobre o tema.

Portanto, podemos dizer que ao entender mais sobre o assunto, torna-se possível utilizar melhor a ferramenta em prol do crescimento do segmento logístico e da organização como um todo.

Agora que você já sabe como blockchain pode ser aplicado na logística,confira este post e conheça as funcionalidades da plataforma de gestão de fretes da goFlux. Veja como a ferramenta pode ajudar a otimizar a performance do setor logístico do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top