Como conseguir clientes e fretes: empilhadeira de brinquedo laranja com caixas de papelão e moedas

Como conseguir clientes e fretes para transportadora em 8 passos

Uma dúvida muito comum entre as empresas deste segmento é: Como conseguir clientes para transportadoras?

Esse questionamento é bastante pertinente, pois as companhias que se dedicam a melhorar sua prospecção, conseguem se destacar no mercado, ampliar suas receitas e ganhar autoridade na área. Desse modo, podemos dizer que conseguir fretes é fundamental para o crescimento e ampliação da atuação logística. 

Se você quer saber como aumentar o número de clientes na sua transportadora, continue a leitura! Neste conteúdo, vamos explicar sobre a importância de conquistar clientes e fornecer dicas para ampliar a base de consumidores. Acompanhe!

Qual a importância de atrair mais clientes e fretes para sua transportadora?

A atração de clientes e fretes é fundamental para aumentar o faturamento e manter qualidade e otimização nas atividades. Além disso, as empresas que conseguem atrair mais fretes se destacam no mercado e têm mais capacidade de fazer investimentos para expandir o seu empreendimento. 

Assim, a sua transportadora poderá disponibilizar novos serviços e será capaz de gerar valor no mercado e se diferenciar da concorrência.

Como conseguir mais fretes para sua transportadora?

Existem diversas práticas que ajudam as empresas a atraírem mais clientes e fretes. Entre elas, estão o conhecimento do público, utilização do marketing digital, investimento em divulgação, manutenção da carteira de clientes, atualização constante, documentação em dia, análise dos concorrentes e a utilização de uma plataforma de gestão de frete. 

Destacamos todas essas dicas abaixo, confira! 

1. Conheça seu público

O primeiro passo é conhecer as características do seu público. Nesse contexto, é muito importante entender quais são os interesses, comportamento, dores, jornada de aquisição e as necessidades

Esse conhecimento ajudará a sua transportadora a oferecer produtos e serviços com custo-benefício e personalizados. Desse modo, a transportadora tende a conquistar mais consumidores e ter uma imagem positiva no mercado.

2. Utilize marketing digital

O marketing digital é uma das melhores táticas para conseguir clientes e fretes para sua empresa. Já que por meio dessa estratégia torna-se possível divulgar produtos e serviços da melhor forma possível e alcançar mais pessoas.

Nesse contexto, existem diversas ações que podem ser desenvolvidas. Primeiramente, vale muito a pena apostar na publicação de conteúdos relevantes no seu blog. Assim, você irá demonstrar como seus serviços podem ser úteis e podem ajudar seus clientes a esclarecer dúvidas.

Também é bastante relevante produzir conteúdos seguindo as práticas SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). Com isso, seus posts estarão melhores ranqueados nos buscadores e sendo mais fácil encontrar seu negócio. 

Além disso, as redes sociais são outro ótimo canal. Aproveite para divulgar promoções e  novidades, para fornecer suporte, esclarecer questionamentos e criar relacionamento.

3. Invista em divulgação

O investimento em divulgação é essencial para tornar a sua transportadora mais conhecida no mercado. Por esse motivo, vale muito a pena investir em diversos canais como os meios on-line e anúncios em várias mídias e formatos. 

4. Mantenha sua carteira de clientes diversificada

Ter uma carteira de clientes diversificada também te ajudará a conseguir mais fretes. Dessa forma, mais empresas tendem a se interessar pelos seus serviços, criando autoridade e diferenciais em vários modelos de negócios. 

5. Mantenha a documentação atualizada

Estar regulamentado para exercer a atividade de transporte, é essencial para evitar problemas jurídicos e garantir confiança no serviço prestado. 

O que envolve obrigatoriedades, como as seguintes documentações e pagamentos: 

  • CNH;
  • IPVA pago corretamente;
  • inscrição da ANTT;
  • certificado do RNTRC; 
  • DANFe; 
  • DACTe;
  • DAMDFe;
  • CIOT. 

6. Analise seus concorrentes

Fazer a análise de como seus concorrentes atuam, facilita o entendimento do mercado. Com isso, você terá dados que vão indicar a estratégia, a comunicação com o público-alvo, divulgação de produtos e serviços, pontos fracos e fortes, para enxergar as oportunidades. 

7. Mantenha-se atualizado em relação ao mercado

As empresas que se mantêm atualizadas conseguem implementar vantagens competitivas e tendem a se destacar. Desse modo, você tende a desenvolver inovações com antecedência, o que ajuda a conseguir mais clientes e posicionar melhor a sua marca. 

8. Utilize uma plataforma de cotação on-line de frete

A utilização de uma plataforma para contratação de frete ajudará sua transportadora a definir preços adequados, para que eles não sejam onerosos e nem tão baixos a ponto não suprirem os custos operacionais com combustível e manutenção dos veículos, por exemplo.

Assim, investir na atração de consumidores com segurança  é fundamental para as transportadoras aumentarem seus lucros. Desse modo, é preciso estar atento em relação às melhores práticas para ampliar a base de consumidores.

Para isso, você pode contar com a Plataforma Digital goFlux e ter acesso a benefícios essenciais como a garantia de compliance e governança, inteligência de dados para tomada de decisões e gestão de fretes em tempo real com eficiência e flexibilidade.

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