Como reduzir custo de frete: na imagem, empilhadeira com caixas de papelão e seta vermelha para baixo

4 dicas de como reduzir custo de frete com transporte de cargas

Você sabe como reduzir custo de frete do transporte de carga? Essa questão é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas, pois quem consegue diminuir despesas de fretes otimiza processos financeiros e aproveita melhor os recursos disponíveis.

Desse modo, ao reduzir o impacto dos custos com fretes na empresa, é possível investir mais recursos na expansão do seu negócio e em questões estratégicas do seu empreendimento

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos sobre os fatores que influenciam no gasto com transporte de carga e forneceremos dicas de como reduzir o custo de frete. Acompanhe!

Quais são os fatores que influenciam no custo do frete?

Existem diversas questões que influenciam e, por esse motivo, é muito importante estar atento em relação a isso. Entre elas estão o prazo de pagamento, o cuidado com as mercadorias, o prazo da entrega, a qualidade no atendimento, o rastreamento e monitoramento de carga que explicaremos a seguir. Confira! 

Prazo de pagamento

O primeiro fator que influencia diretamente no custo com transporte é o prazo de pagamento. Na maioria das vezes quanto menor o prazo, menor o valor total do frete.

Assim, as empresas preferem receber o dinheiro antes para que possam fazer investimentos ou realocar o valor economizado em outras áreas. Por esse motivo, quando o frete é pago à vista, o valor costuma ser menor em relação ao pagamento parcelado, por exemplo.

Cuidado com as mercadorias

A questão do cuidado com as mercadorias também influencia no custo de frete. As transportadoras mais cuidadosas tendem a ter valores maiores no frete. 

Nesse caso, vale a pena o investimento, pois o cuidado durante o transporte ajuda que as mercadorias cheguem em bom estado no destino final.

Prazo de entrega

Outro fator que influencia no custo final é o prazo de entrega das mercadorias. Não há muito segredo em relação a esse tópico, pois quanto menor for o prazo, maior tende a ser o valor do frete. 

Isso porque, quando as empresas conseguem entregar uma mercadoria em um período mais curto, elas precisam ser mais eficientes e rápidas em seus processos.

Qualidade no atendimento

A qualidade no atendimento é outra questão que influencia no custo do frete. Para oferecer um bom suporte, as empresas precisam contar com profissionais experientes e capacitados. Desse modo, as transportadoras tendem a valorizar o trabalho e aumentar o custo do frete.

Aqui, também  vale a pena o investimento, pois você contará com um prestador de serviço que darão suporte e também se preocupam em oferecer uma boa experiência a sua empresa. 

Rastreamento e monitoramento de carga

O rastreamento e o monitoramento de carga são um dos principais serviços prestados pelas transportadoras. Trata-se de um dos principais cuidados para garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino final em segurança. 

Por esse motivo, ambos os serviços costumam estar incluídos no custo do frete.Essa é uma questão que demonstra que a transportadora se preocupa em fornecer um bom serviço ao seu empreendimento e garantir a melhor experiência possível.

Como reduzir custo de frete?

A redução do custo de frete é um dos principais desafios das empresas. A diminuição desse gasto é fundamental para otimizar as finanças das organizações. No entanto, essa redução não pode ocorrer de qualquer jeito, porque isso prejudica a qualidade do serviço.

Apesar desse desafio, existem diversas questões que ajudam as empresas a diminuírem o custo de frete de forma eficiente. Entre elas estão a adoção de indicadores de desempenho, mapeamento de custos das empresas, redução de custos defasados e investimento em uma plataforma destinada à gestão de fretes. 

Vamos explicar cada uma delas abaixo, continue a leitura!

Adotar indicadores de desempenho

A primeira dica que ajuda as empresas a reduzirem o custo de frete de maneira eficiente é a adoção de indicadores de desempenho. Isso porque, torna-se possível verificar as atividades que estão dando o resultado esperado e também as tarefas abaixo das expectativas.

Desse modo, fica mais fácil identificar erros e pontos de melhoria existentes em cada processo relacionado à rotina logística. Assim, torna-se possível traçar estratégias efetivas para economizar frete. Entre alguns exemplos, estão o planejamento da rota a ser percorrida e a manutenção da frota.

Mapear os custos da empresa

O mapeamento dos custos da empresa é outra questão que ajuda as organizações a economizar frete. Em uma análise inicial, todo esse processo pode parecer bastante trabalhoso, contudo é possível estar atento a diversos custos cotidianos dos negócios.

Dessa forma, essa questão é fundamental para responder a pergunta de como reduzir o custo de frete. Já que se torna possível identificar gastos supérfluos que possam ser cortados e tarefas que podem ser otimizadas para gerar economia

Reduzir custos defasados

A redução dos custos defasados se relaciona com a dica anterior de fazer o mapeamento dos gastos das empresas. A identificação de custos defasados ajuda as empresas a perceberem despesas de forma eficiente. Dessa forma, fica mais fácil economizar frete dentro da sua organização.

A identificação e a eliminação de custos defasados são fundamentais para retirar despesas de serviços que não são úteis e atrapalham as atividades. Com isso, fica mais fácil cortar gastos com eficiência e sem prejudicar o desempenho da companhia como um todo.

Investir em uma plataforma para gestão de fretes

O investimento em uma plataforma de gestão de frete é fundamental nesse contexto. Já que  por meio dessa ferramenta é possível ter uma visão abrangente em relação ao segmento logístico e acompanhar a produtividade em tempo real.

Com isso, você terá um conhecimento mais detalhado das necessidades do segmento logístico e conseguirá perceber maneiras de economizar frete. Assim, você tomará decisões mais assertivas e saberá reduzir gastos nessas operações sem prejudicar a performance do seu negócio.

A plataforma digital da goFlux conta com diversas funcionalidades que ajudam as empresas a reduzir o custo de frete com transportes. Desse modo, é possível otimizar a parte financeira do seu negócio, fazer a gestão de perto e sem dificuldades, já que você pode contar com dados e indicadores reais de desempenho.

Gostou? Então aproveite para conhecer as soluções que a goFlux oferece e veja como vamos ajudar você a reduzir os custos de frete com alta produtividade e agilidade nas operações logísticas da sua empresa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top