Carga fracionada e carga lotação: o que é e como funcionam

A carga fracionada ocorre quando as mercadorias são transportadas para remetentes e destinatários diferentes. Assim, um veículo que transporta mercadorias dessa forma, também, pode carregar produtos de diferentes modelos em termos de tamanho, peso e materiais.

Desse modo, no interior do caminhão há um aproveitamento do espaço, além do tempo de entrega e os custos serem reduzidos. Por outro lado, na carga lotação os produtos ocupam todo o espaço do veículo e pertencem a um único remetente.

Portanto, o processo não exige preparo ou separação de itens no depósito. Com pouca burocracia, a entrega geralmente é mais rápida do que outras.

Por isso, os gestores de logística costumam escolher esse meio de transporte para atender clientes que precisam entregar grãos ou insumos em grande quantidade. Outra característica, é contar com uma transportadora terceirizada.

Para ajudar você a entender melhor as duas formas de transporte de carga, reunimos as principais informações, diferenças e características. Continue a leitura e aproveite!

Diferenças entre a carga fracionada e carga lotação

De modo geral, a fracionada é parte do produto que ocupa todo o caminhão. A exemplo disso, a entrega de um notebook que será em um único endereço e faz parte de uma remessa maior que pode ser composta por outros eletrônicos.

Já a carga lotação é fechada, ocupa todo veículo e, geralmente, deve ser transportada sozinha. Dessa maneira, a transportadora entrega a mercadoria para um único destinatário. Nessa situação, a transportadora faz a entrega da mercadoria diretamente no destino, sem precisar realizar outros embarques ao longo do trajeto.

Para facilitar a compreensão, imagine uma transportadora que entrega fogões de uma fábrica até o depósito da loja responsável pela venda dos produtos. Assim, o caminhão é utilizado exclusivamente para o transporte dessas mercadorias.

Dicas para decidir entre essas duas opções

Conhecer as opções de transporte de carga, faz toda a diferença para as empresas que estão interessadas em aumentar os lucros. Assim, decidir entre a carga fracionada e carga lotação, fará toda a diferença e tornará a operação ainda mais eficiente.

Para ajudar nesse momento, listamos as principais situações que mostram quando cada um desses tipos de transporte de carga são mais adequados.

1. Carga fracionada

A modalidade é bem versátil e muito vantajosa tanto para caminhoneiros quanto para embarcadores. Como o seu custo é menor, as margens de lucro, consequentemente, são maiores. Por isso, as situações em que ela se encaixa, são:

- Quando há pressa e necessidade de reduzir os custos;
- Diversos fretes de retorno na mesma rota;
- Produtos que não são perecíveis; destinos e destinatários próximos das entregas;
- Diversos produtos com pouco peso e volume.

2. Carga lotação

Para escolher essa opção, você precisa saber se ela cobre os seus gastos com frete e proporciona lucro. Do ponto de vista do cliente, essa forma de transporte precisa cumprir necessidades, como preço, segurança e prazo de entrega. Confira as situações mais adequadas:

- Urgência na entrega;
- Produto perecível;
- Custos da viagem para os diversos destinos não compensar;
- Mercadorias sejam valiosas, o que justifica uma cobrança mais cara;
- Carga que ocupa todo espaço do veículo;
-Mercadoria especial e que não pode ter contato com outras, para não ser danificada ou contaminada.


Ter escolhas representa uma forma de agregar valor ao seu serviço e conquistar novos clientes. Portanto, considerar o impacto financeiro e o retorno esperado é muito importante para definir o tipo de transporte de cargas.

Por isso, tente se certificar de que essa prática é consistente com sua estratégia de negócios. Assim, é recomendado que você conheça as especificidades dos processos e seus respectivos benefícios.

Dessa forma, compreender o uso desses dois tipos de carga permite que a transportadora maximize os lucros, aumente a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente.

Em qualquer um desses casos, você pode fazer a gestão em tempo real, com flexibilidade e eficiência, se utilizar uma plataforma digital de contratação de fretes, como a goFlux em suas operações.

Não perca os novos artigos do Blog da goFlux

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco.

Para dúvidas, elogios, reclamações e sugestões

R. dos Pinheiros, 498. 4º andar Pinheiros. São Paulo – SP. CEP: 05422-001.

© 2023 goFlux

Download WordPress Themes Free

engage

Get the coolest tips and tricks today

This ebook will change everything you ever thought about relationships and attachment. Find the secret to connecting better and faster