Uma dúvida frequente em relação às empresas de diferentes setores é sobre os cuidados e as modalidades de contratação de frete. Em uma análise inicial, essa questão pode parecer um mero detalhe. No entanto, pode fazer total diferença na gestão financeira e também na logística das empresas.
Isso porque, o frete é um dos principais custos implícitos no transporte de mercadorias. Desse modo, ao depender do tipo de frete pode ser necessário mais cuidados e também a operação pode ser mais onerosa. Por esse motivo, é fundamental conhecer as modalidades existentes.
Pensando na importância do tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente, quais são os tipos de contratação de frete e o que deve ser considerado antes de contratar o serviço. Confira!
Quais são as modalidades existentes?
Existem diversas modalidades de contratação de frete e cada uma delas apresenta algumas características específicas. Por esse motivo, é muito importante conhecê-las.
Normal
Trata-se de modalidade convencional e nesse tipo não há a presença de nenhum agente intermediário entre contratante e contratado. Desse modo, a mercadoria coletada no remetente é entregue de forma direta ao destinatário.
Subcontratação
Nessa modalidade, o funcionamento é diferente, já que há a participação de terceiros na prestação de serviço.
Ela também é muito utilizada no meio logístico, inclusive, por pequenas e grandes transportadoras. Assim possibilita ampliar a cobertura de uma área territorial e atender mais demandas dos clientes.
Dessa maneira, a transportadora prefere não fazer o frete por conta própria, sendo feita de forma terceirizada. Os objetivos são reduzir custos, otimizar prazos, ampliar cobertura de atendimento e otimizar a produtividade.
Redespacho
Em uma análise inicial pode parecer semelhante em relação à subcontratação. A principal diferença é que esse procedimento é feito por duas transportadoras.
Desse modo, a transportadora contratada pelo cliente encarregada de fazer o transporte da mercadoria em um determinado trecho e outra companhia contratada pela primeira empresa faz outra parte do trajeto.
Assim como na subcontratação, os objetivos principais são otimizar as entregas, reduzir custos, atender mais clientes e melhorar a produtividade das transportadoras.
Tabela Fixa
Nesse caso, o valor do frete varia conforme a tabela definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT. Desse modo, o valor é fixo conforme cada serviço prestado.
Leilão livre
Trata-se do leilão tradicional. Nessa modalidade, vence o fornecedor que efetuar o lance com maior preço em um período específico.
Leilão Reverso
Ele é o oposto do leilão tradicional, ou seja, vence o fornecedor que oferece o lance com menor preço em um tempo determinado. Assim, o evento acontece por meio de uma plataforma on-line, a qual os fornecedores acessam uma sala virtual para ofertarem os lances.
CIF
Essa sigla significa cost, insurance and freight, ou seja, custo, seguro e frete. Assim, nesse tipo de frete é o embarcador da carga que é o responsável pelos custos da remessa e pelo gerenciamento de riscos até a entrega ao cliente.
FOB
Significa Free On Board, isso é, Livre a Bordo. Nessa modalidade, o embarcador fica responsável somente pelas mercadorias até o momento da coleta ou redespacho. Desse modo, os custos do transporte ficam por conta do destinatário.
O que deve ser analisado ao contratar fretes?
A contratação de fretes é uma tarefa muito importante para os negócios, independentemente do segmento da companhia e também do porte.
Por esse motivo, é necessário se atentar a todos os fatores para tomar uma decisão assertiva. Entre eles estão os serviços de transportes disponíveis, o valor do frete e o histórico da transportadora no mercado.
Serviços de transportes disponíveis
É muito importante verificar quais são os serviços de transporte disponíveis antes de fazer a escolha. Verifique quais são as mercadorias transportadas pela empresa e também as regiões atendidas para que seja possível tomar uma decisão segura.
Valor do frete
O valor do frete é outro fator a ser considerado no momento da contratação, pois essa questão influencia diretamente no preço final do produto.
Existem diversas questões que influenciam nesse fator como o tipo de mercadoria, distância percorrida e o número de transportadoras necessárias para fazer o transporte de um determinado produto.
Dessa maneira, o preço do frete pode ser analisado e comparado com outros valores de acordo com a necessidade, pela utilização de RFQ. Assim, o tempo de processamento será reduzido.
Já que após o envio do pedido aos fornecedores com todas especificações necessárias, você terá um prazo para analisar as cotações recebidas de forma fácil e padronizada.
Histórico da transportadora no mercado
O histórico da transportadora é um dos fatores mais importantes no momento de definir a empresa que vai prestar o serviço.
É fundamental que as transportadoras tenham uma imagem positiva no mercado, o qual tenham experiência. Desse modo, ela estará preparada para prestar um bom serviço e fornecer o suporte às operações da sua empresa.
Qual o papel da tecnologia para tornar a contratação mais eficiente?
Por meio dos recursos tecnológicos torna-se possível receber informações confiáveis e assim tomar decisões assertivas, inclusive a contratação de frete. Assim, ajuda a analisar o custo-benefício de cada solução no mercado e a escolha da melhor transportadora.
Vale destacar também, que as ferramentas tecnológicas disponibilizam um relatório sobre o desempenho do setor logístico. Com isso, você pode acompanhar em tempo real o desempenho do seu segmento.
Dessa forma, a contratação de frete é um dos processos mais importantes nos segmentos logístico e financeiro. Por esse motivo, devem ser analisados diferentes fatores para tomar uma boa decisão e contratar uma empresa de maneira eficiente e prática.
Gostou desse artigo que discutimos as modalidades e os cuidados necessários para fazer a contratação de frete? Receba mais dicas e conteúdos incríveis como esse em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram, confira!
