Dois profissionais utilizando um sistema tecnológico para gestão de fretes.

Por que investir em digitalização e tecnologia na logística? Entenda

A tecnologia na logística é fundamental para empresas que desejam entrar na era da Transformação Digital. Essa abordagem se refere às mudanças revolucionárias que um negócio sofre ao se digitalizar.

As empresas aproveitam esse momento de disrupção para modificar processos existentes, incorporar novas iniciativas, adotar uma cultura única ou redesenhar experiências de clientes a fim de responder a cenários de negócios dinâmicos e atender às demandas de mercado.

A gestão de tecnologia e inovação na logística pode ajudar o setor a se beneficiar das inovações para se destacar em um mercado em rápida mudança, atender as expectativas dos clientes e outros atributos decisivos para obter vantagem competitiva.

As operações logísticas evoluíram significativamente graças aos recentes avanços tecnológicos e essas melhorias continuarão por muitos anos. Além disso, podemos considerar a Indústria 4.0 como uma nova tendência fundamental para o desenvolvimento da tecnologia na logística.

A importância da tecnologia da informação na logística

A indústria 4.0, a quarta revolução industrial, já é conhecida por muitas empresas. Com efeito, proporciona diversas vantagens competitivas e oportunidades de crescimento para organizações que não estão imunes às novas tecnologias e às inovações.

Algumas das metas centrais podem ser alcançadas através do desenvolvimento de diferentes processos da logística, mas que precisa passar pela descentralização e aumentar sua capacidade e produtividade.

Somente introduzindo com sucesso a gestão de tecnologia e inovação na logística você pode criar as ações necessárias para sua empresa dominar os desafios futuros da Indústria 4.0 e o seu reflexo no mercado.

Vantagens da Tecnologia na logística

Inegavelmente, o avanço da tecnologia está moldando o futuro de muitos modelos de negócios. As empresas estão começando a integrar sistemas de gestão de frete em seus processos de trânsito, a fim de criar uma abordagem centrada no cliente. Aqui estão algumas vantagens de integrar tecnologias avançadas nos modelos de negócios de transporte e logística.

1 – Controle de processos

As decisões envolvidas na cadeia logística podem até ser algo impossível de simplificar, mas a gestão de tecnologia e inovação na logística ajudam a tornar mais fácil. Dessa forma, ao incluir a tecnologia na logística, as informações podem fazer parte de um banco de dados acessível em diferentes dispositivos.

Neste caso, a cloud computing pode ser utilizada tanto para esse fim quanto para aumentar a produtividade e tornar o trabalho mais eficiente.

2 – Visão integrada de todas as operações

Ao contrário do controle manual, a tecnologia na logística tem como maior vantagem proporcionar sistemas web que armazenam informações em tempo real e são acessíveis de qualquer lugar.

Para completar, essas soluções consolidam dados e atualizam informações automaticamente. Com isso, quando um pedido é enviado, todas as etapas da entrega podem ser rastreadas.

3 – Uso de software para gestão de fretes

Um software para gestão de fretes ajuda os transportadores a simplificar as operações da cadeia de suprimentos e do processo de transporte, além de aumentar a eficiência logística.

Através da tecnologia na logística mais recente, os transportadores podem se beneficiar em uma base temporal e monetária a partir da visibilidade total que um sistema de gerenciamento de frete oferece à sua cadeia de suprimentos.

4 – Segurança de dados

A confidencialidade é importante ao tentar forjar relacionamentos comerciais, bem como a capacidade de rastrear e gerenciar a rota de recuperação de ordens. A tecnologia não só torna esse tipo de coisa possível, mas torna-a extremamente simples e fácil.

Esse tipo de interconexão incentiva o monitoramento avançado de segurança por ambas as partes, sem comprometer a velocidade e a precisão das práticas comerciais.

Com os avanços tecnológicos, consequentemente, a privacidade também é afetada. Entretanto, com a gestão de tecnologia e inovação na logística, as empresas conseguem fornecer garantias em relação às informações que recebem.

Assim, os operadores logísticos podem implementar grandes medidas e práticas de segurança na vanguarda de seus processos.

5 – Agilidade na execução de tarefas

A gestão de tecnologia e inovação na logística traz produtividade às operações, uma vez que as tarefas repetitivas, que levaram uma parte significativa do tempo, podem ser executadas com maior agilidade e eficiência.

Além de tudo, devemos considerar que, ao diminuir o tempo nas tarefas operacionais, é possível cumprir os prazos de entrega aos usuários finais, o que tem um impacto direto na satisfação do cliente.

6 – Redução dos custos operacionais

Um dos maiores benefícios da implementação da tecnologia na logística são os recursos que podem ser economizados em custos operacionais. Um computador ou máquina agora pode realizar tarefas que eram tradicionalmente concluídas por um trabalhador.

Por exemplo, com o auxílio de softwares, os gerentes da cadeia de suprimentos podem simplificar muito o processo de envio de pedidos. Programas especificamente projetados permitem a consolidação em todos os aspectos de sua cadeia de suprimentos em um só lugar.

Deste modo, o sistema permitirá dados e estoques organizados digitalmente, permitindo que você gerencie, monitore e rastreie as informações de envio, emparelhadas com uma fatura eletrônica.

Isso não só pode reduzir o risco de erro, mas também há benefícios significativos na eficiência e no controle de qualidade.

7 – Automatização de tarefas

Em qualquer armazém, há muitos processos realizados manualmente, incluindo classificação, embalagem, colheita, armazenamento e recuperação, entre outros.

No entanto, com a IoT e os avanços cada vez maiores da tecnologia na logística, parece que mais operadoras e transportadoras estão introduzindo robôs e IA (Inteligência Artificial) para automatizar tarefas repetitivas.

Com isso é possível reduzir pela metade o trabalho dos colaboradores, que podem contar com a tecnologia para compartilham a carga de trabalho.

8 – Maior satisfação dos stakeholders

Como resultado da tecnologia na logística, os parceiros da cadeia de suprimentos e os stakeholders podem trabalhar com um alto nível de coordenação e apoio para otimizar o desempenho e a eficiência da gestão de suprimentos.

Para completar, permite que as informações sejam compartilhadas entre todas as partes interessadas envolvidas, ao mesmo tempo, em que aumenta a satisfação, a eficiência, reduzindo as chances de erro humano.

9 – Vantagem competitiva

A tecnologia na logística possibilita vantagem competitiva, pois torna possível prever interrupções, o que permite que as empresas escoram planos proativos para enfrentá-los.

Outros benefícios são uma visão atualizada do cliente – status de destino, que permite avaliar quaisquer alterações e recursos necessários, além de menores custos com pessoal (carregadores e motoristas) diminuindo as tarefas administrativas.

Dessa maneira, melhora a eficiência da operação reduzindo o tempo de inatividade nos armazéns.

10 – Mitigação de riscos

A gestão de tecnologia e inovação na logística tem ainda mais efeitos positivos para as operações, já que entre seus benefícios, podemos encontrar a eliminação de problemas.

Ao otimizar as operações e processos, diversos contratempos podem ser previstos e eliminados. Existem tecnologias disponíveis que fornecem visibilidade sobre os produtos à medida que se movem através da cadeia de suprimentos, permitindo assim identificar potenciais fatores de risco.

Por exemplo, certas soluções usam análises preditivas e prescritivas para transformar dados históricos em insights de negócios; outros usam APIs para extrair atualizações de dados e status de fornecedores e fornecedores de terceiros, bem como fontes de dados externas, para fornecer uma visão holística e em tempo real da cadeia de suprimentos.

Por fim, a mitigação de riscos viabiliza o reconhecimento de problemas, a antecipação de possibilidades, a visualização da situação e o desenvolvimento de métodos eficazes.

Gestão de tecnologia e inovação na logística

Muitas empresas gerenciam efetivamente as atividades de logística e supply chain com a utilização da tecnologia para vencer a concorrência. As competências logísticas fornecem serviços necessários para se diferenciar no mercado.

A gestão de tecnologia e inovação na logística aumenta a vantagem competitiva, automatiza as tarefas, proporciona segurança de dados e mais controle de processo, entre outras vantagens.

Por isso, há a necessidade de investir em digitalização e tecnologia no processo logístico, já que as operações serão melhoradas e podem entrar na era da transformação digital e da indústria 4.0.

O que você achou deste artigo? Recomendamos a leitura de outro texto para você se aprofundar ainda mais sobre automação em logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top