Funcionário realizando procedimento em uma mercadoria

Frete FOB e CIF: entenda as diferenças e como escolher

Você sabe quais são as principais diferenças entre o frete FOB e CIF? Em uma análise inicial, pode parecer uma questão extremamente técnica, no entanto, o conhecimento desse tema é fundamental para garantir um melhor desempenho no segmento logístico e também aproveitar melhor os recursos financeiros.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é o frete FOB e o CIF. Além disso, destacaremos sobre as principais diferenças em relação aos dois tipos de frete. Continue com a gente!

O que é o frete FOB?

O termo se origina do inglês “Free on Board” e, traduzindo para o português, significa “livre a bordo”. Nessa alternativa, o frete é de responsabilidade do comprador. Nesse contexto, o próprio cliente se responsabiliza pela integridade e entrega do produto. Por esse motivo, ele precisa contratar o transporte.

Desse modo, o comprador assume todos os riscos e custos do transporte desde o embarque. Por esse motivo, o valor do frete FOB não está incluso no valor do produto.

O que é o frete CIF?

O frete CIF trata-se de uma sigla originária da língua inglesa e significa “Cost, Insurance and Freight”. Traduzindo para o nosso idioma significa “Custo, Seguro e Frete”. Nessa metodologia, o fornecedor se responsabiliza pelos riscos do transporte até a entrega de uma determinada mercadoria diretamente ao comprador.

Desse modo, o frete CIF coloca todos os riscos por conta da empresa fornecedora, pois já é pago na origem. Nesse caso, o vendedor deve garantir a segurança das mercadorias. Por causa disso, todos os custos de frete (incluindo os de transporte e o seguro) já estão inclusos no preço de um determinado produto.

Quais as diferenças entre o frete FOB e CIF?

A principal diferença entre esses dois tipos de frete é em relação a quem é responsável pela mercadoria durante a entrega. De maneira resumida, na metodologia CIF a responsabilidade fica por conta do fornecedor. Por outro lado, no frete FOB a responsabilidade é do comprador.

Outro aspecto importante que diferencia as modalidades é que o frete CIF costuma ser mais comum em negócios do tipo B2C (Business to Customer). Trata-se de empresas que vendem para consumidores, como as lojas virtuais.

O frete FOB, por sua vez, tende a ser mais utilizado em entregas do tipo B2B (Business to Business), ou seja, empresas que comercializam para outras empresas. Essa prática é mais comum quando as cargas são de alto valor ou mesmo apresenta um custo de frete elevado.

Qual a melhor metodologia?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, a escolha da melhor metodologia vai de acordo com as necessidades do seu negócio.

Caso a sua empresa seja um negócio B2C, por exemplo, é mais vantajoso escolher o frete CIF. Dessa forma, você vai delegar a responsabilidade do frete a uma empresa especializada no segmento e poderá focar em desenvolver um produto melhor ao seu consumidor, aumentando as chances de fidelizá-lo.

Por outro lado, caso o bem seja valioso ou mesmo a sua empresa seja do tipo B2B, é mais vantajoso optar pelo frete FOB. Nessa metodologia, a sua companhia vai se responsabilizar pela mercadoria e não precisará arcar com um alto valor do frete (isso é comum no modelo CIF quando são transportadas mercadorias de alto valor).

Como a tecnologia pode auxiliar a escolher entre o frete FOB e CIF?

A escolha da melhor modalidade não é uma tarefa fácil, pois é necessário levar diversas questões em consideração. Nesse contexto, uma plataforma digital de contratação de fretes é muito útil. Isso porque, a ferramenta faz os cálculos de maneira simples e rápida e, consequentemente, o ajudará a fazer a escolha entre o frete FOB e CIF de maneira assertiva.

Com uma plataforma de contratação de fretes, é possível negociar suas ofertas diretamente com fornecedores, utilizando diferentes modalidades de contratação de acordo com as características da operação, potencializando suas vendas e aumentando seus resultados.

Como é possível perceber, há diferenças importantes entre o frete FOB e CIF. Por esse motivo é muito importante ter o conhecimento em relação a essas questões para que seja possível fazer a escolha da melhor metodologia de frete e, consequentemente, aproveitar os benefícios proporcionados.

Este conteúdo na qual destacamos sobre as diferenças entre o frete FOB e CIF foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro sobre outros conteúdos de logística. Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top