Na imagem, conceito de logística e cadeia de suprimentos representado por caminhão e avião de carga

Logística e cadeia de suprimentos: afinal, qual é a diferença?

Você sabe quais são as diferenças entre logística e cadeia de suprimentos? Ambos os conceitos são fundamentais para o desenvolvimento das empresas, pois se tratam de aspectos essenciais para a produtividade das organizações como um todo.

Apesar da importância dessa temática, diversas companhias não compreendem exatamente a definição de ambos os conceitos, as diferenças e a relação entre eles. Desse modo, fica bastante difícil a tarefa de integrar ambos os segmentos de forma a favorecer o crescimento da empresa.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é logística, informaremos a definição de cadeia de suprimentos, destacamos sobre as principais diferenças entre ambos os conceitos e forneceremos dicas que o ajudarão a integrar a logística com a cadeia de suprimentos. Continue com a gente.

O que é logística?

O segmento logístico aborda o planejamento e a organização de diversos processos que estão inseridos nas rotinas de uma empresa. Entre eles estão o transporte de mercadorias, a manutenção dos veículos da frota, a definição das rotas a serem percorridas pelos veículos de forma a favorecer o maior número de entregas em menos tempo.

Vale destacar ainda que a logística também abrange a gestão de materiais utilizados nas atividades organizacionais e a gestão financeira. Portanto, o segmento logístico abrange o setor produtivo, o transporte, o armazenamento e a alocação dos recursos disponíveis.

O que é cadeia de suprimentos?

Também conhecido como supply chain, esse conceito refere-se aos processos logísticos de uma companhia e eles vão desde a fabricação até a venda de um determinado produto ou mercadoria ao consumidor final.

Essa prática visa interligar diferentes empresas para que o consumidor seja atendido de forma eficaz. Vale destacar que diversas companhias fazem parte da cadeia de suprimentos. Entre elas estão os fabricantes, as transportadoras, os fornecedores, os varejistas e os armazéns. Todas essas partes estão envolvidas desde a fabricação de um produto até a entrega ao cliente.

Pelo fato de ser um conceito amplo, o supply chain é fundamental para empresas dos mais variados segmentos. Por meio dessa prática torna-se possível gerenciar as informações referentes ao segmento logístico do negócio, otimizando o desempenho desse setor e da companhia como um todo.

Quais as diferenças entre ambos os conceitos?

A cadeia de suprimentos é mais abrangente em relação à logística, pois, o segmento logístico foca no transporte e armazenamento de mercadorias. O supply chain, por sua vez, preocupa-se com a compra e o fornecimento de bens.

Como integrar a logística com a cadeia de suprimentos?

Existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas para fazer a integração de ambos os tópicos. Primeiramente, pode-se estabelecer canais de comunicação eficazes nas quais os gestores de cada área possam fazer a consulta dos dados pertinentes.

Também é necessário o compartilhamento de práticas e políticas entre diferentes setores da empresa. Essa questão pode ser resolvida por meio da padronização de documentos, na definição de prazos para entregas e no estabelecimento de padrões de qualidade.

A promoção de reuniões regulares entre lideranças de cada setor é outra boa ideia, pois eles poderão entender as oportunidades e os desafios enfrentados em cada segmento da organização.

Por fim, os sistemas de gestão empresariais são uma ótima estratégia para conectar a logística e a cadeia de suprimentos. Com isso, a ferramenta proporciona informações confiáveis e abrangentes de diferentes setores da empresa, incluindo o segmento logístico e o supply chain. Desse modo, é possível entender a situação e as necessidades de ambos os segmentos.

Em uma análise inicial, a logística e a cadeia de suprimentos podem parecer conceitos distantes. No entanto, apesar das diferenças mencionadas, os tópicos se relacionam bastante entre si. Por esse motivo, é muito importante conhecer bastante sobre ambos os temas para otimizar essas questões de forma a contribuir para o crescimento do seu negócio.

Gostou deste conteúdo na qual explicamos sobre quais são as diferenças entre logística e cadeia de suprimentos? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top