Profissional de logística realizando alguma tarefa utilizando a prática de machine learning

Machine learning na logística: veja as vantagens dessa relação

O machine learning é uma prática que tem sido utilizada em diversos segmentos das organizações e um dos principais é o setor logístico. Por causa dos benefícios proporcionados pela ferramenta, podemos dizer que o machine learning é uma tendência crescente e indispensável para organizações dos mais variados segmentos do mercado e portes.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é o machine learning, destacando as principais aplicações dessa prática no segmento logístico e abordando as principais vantagens. Confira!

O que é o machine learning?

Machine Learning é um termo originário da língua inglesa e, traduzindo para o nosso idioma, significa aprendizado de máquina. Desse modo, essa metodologia refere-se à ideia de máquinas serem capazes de aprenderem sozinhas por meio da análise de um grande volume de dados.

Agora, você deve estar se perguntando: como as máquinas conseguem ter acesso e, assim, analisar um grande volume de dados? Isso é feito por meio do Big Data.

Ao contar com um grande volume de informações, as máquinas terão mais facilidades para identificar padrões e desenvolver conexões entre as informações. Além disso, elas serão mais capazes de executar diversas tarefas sem precisar de ajuda humana.

Sobre esse tema vale mencionar que as ferramentas de Big Data fazem uso de análises estáticas com o objetivo de prevenir padrões precisos e, assim, entregar melhores resultados e com maior probabilidade de acerto.

O machine learning ocorre em duas etapas. Primeiramente, há a etapa supervisionada na qual o ser humano controla a entrada e a saída de dados. Além disso, ele ajuda no treinamento da máquina ao fazer comentários em relação às previsões.

Posteriormente, na categoria não supervisionada, os algoritmos aplicam o que aprenderam e passam a ser capazes de realizar diversas atividades sem precisar de ajuda humana.

Quais são as aplicações na logística?

As aplicações dos segmentos logísticos são diversas. Por esse motivo, na sequência do conteúdo destacamos como o machine learning beneficia diversos processos no segmento logístico.

Previsão de demandas

Por meio da análise de um amplo volume de dados, torna-se possível identificar padrões com bastante precisão. Nesse contexto, as empresas terão mais assertividade para fazerem a previsão de demandas. Com isso, torna-se mais fácil fazer investimentos com segurança e que realmente contribuam para o crescimento do seu negócio.

Gestão de estoque

Ao fazer a previsão das demandas, as empresas terão mais facilidade para fazer a gestão de estoque. Nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: por que isso acontece? Por meio da coleta de um amplo volume de dados, torna-se possível verificar as mercadorias que apresentam mais saídas e as que apresentam menos. 

Dessa maneira, a sua empresa poderá priorizar a compra de produtos com maior demanda, o que ajudará a sua organização aproveitar as oportunidades de venda e também aproveitar os recursos financeiros.

Manutenção de frotas

O aprendizado de máquina também é capaz de ajudar as empresas a fazer a manutenção dos veículos da frota no momento exato. Essa característica vai otimizar a produtividade do setor logístico, pois as manutenções acontecerão de forma a não prejudicar as atividades empresariais.

Quais as principais vantagens dessa prática?

O machine learning apresenta diversas vantagens para o segmento logístico. Entre as principais estão a diminuição do número de erros, a correção rápida dos gargalos, a melhora da eficiência do setor, o aumento da satisfação do cliente e a captura de informações relevantes visando planejamentos futuros.

Realmente o machine learning é indispensável para a logística, não é mesmo? Pensando nisso, na sequência do post destacamos sobre os principais aspectos positivos proporcionados por essa ferramenta.

Queda na incidência de falhas

Destacamos anteriormente que o machine learning conta com ferramentas de análise de dados e elas coletam um amplo volume de informações. Por esse motivo, fica mais fácil o trabalho das empresas em identificarem padrões e corrigirem os erros em diversos processos. Essa lógica também se aplica ao segmento logístico.

Todas essas questões acontecem de forma automática um aprendizado de máquina, o que garante mais efetividade na operação e também reduz o número de falhas. Com isso, as empresas tendem a ser mais produtivas e a aproveitarem melhor os recursos disponíveis.

Detecção rápida de gargalos e correção imediata

Outro aspecto positivo proporcionado pelo machine learning na logística é a detecção rápida e eficiente de gargalos. Com isso, torna-se possível fazer a correção imediata das falhas.

As empresas conseguirão, por meio do acesso a um amplo volume confiável de informações, identificar gargalos e resolvê-los o mais rápido possível. Dessa forma, as organizações vão poder otimizar os seus processos relacionados ao segmento logístico e alcançar melhores resultados.

Aumento no nível de eficiência logística

Ao identificar e resolver os diferentes gargalos existentes no segmento logístico, torna-se possível melhorar a eficiência de todo o setor. As empresas tendem a alcançar melhores resultados no segmento e serem mais produtivas.

Nesse contexto, podemos dizer que o machine learning vai ajudar a sua organização a alcançar melhores resultados e, assim, ficar mais próximo da realização dos objetivos organizacionais.

Aumento da satisfação do cliente final

O machine learning ajuda as empresas a aperfeiçoarem diversos procedimentos e processos em diferentes áreas, inclusive no segmento logístico. Com isso, as organizações tendem a realizar mais atividades, em menos tempo e de maneira mais eficiente, gerando mais valor no mercado.

Com um melhor desempenho nas atividades, as companhias tendem a conquistar mais consumidores e, consequentemente, conseguirão ter uma imagem positiva por parte dos clientes. Além disso, as pessoas tendem a ficar mais satisfeitas com a sua companhia, e voltar a sua organização ou mesmo recomendá-la aos amigos, aumentando a probabilidade de ampliar a sua base de clientes.

Captura de dados valiosos para planejamentos futuros

Outro aspecto positivo proporcionado pelo machine learning na logística é a captura de informações valiosas. Essa questão acontece justamente por causa da ampla coleta de dados.

A coleta de um amplo volume de informações poderá ser utilizado para planejamentos futuros, visando otimizar o desempenho da sua empresa como um todo.

Como a goFlux poderá ajudá-lo neste contexto?

A plataforma da goFlux conta com diversas funcionalidades que o ajudarão a implementar machine learning na logística da sua empresa. Primeiro, a própria ferramenta se encarrega de fazer a coleta de um amplo volume de dados. Com isso, você vai conhecer melhor as necessidades do segmento logístico e, consequentemente, tende a tomar decisões mais assertivas.

Como podemos perceber, machine learning ou aprendizado de máquina é uma prática que tende a ganhar mais espaço em diversos segmentos das empresas, inclusive o setor logístico. Se considerarmos os benefícios proporcionados vale muito a pena ficar por dentro sobre essa nova tendência implementá-la nas organizações.

Gostou deste conteúdo na qual abordamos as principais vantagens do aprendizado de máquina no segmento logístico? Conheça a goFlux agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo a implementar o machine learning no seu negócio. Não perca essa grande oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top