A imagem mostra um trator agrícola realizando realizando sua função conforme o planejamento de safra.

A importância do processo logístico no planejamento de safra

O planejamento de safra é extremamente importante para os produtores e precisa incorporar o processo logístico para ser mais eficiente.

Sua função é cuidar dos detalhes antes de começar uma nova safra e avaliar possíveis falhas e acertos visando a sustentabilidade do plantio e o aumento da produtividade.

O processo logístico no agronegócio proporciona um diferencial competitivo, pois auxilia gestores e empresários na busca pela melhoria contínua da cadeia produtiva e auxilia as empresas a se destacarem dos concorrentes no mercado.

As empresas precisam de uma visão estratégica para integrar medidas de redução de custos para conquistar cada vez mais lucro e desenvolver o negócio.

Neste artigo, abordamos a importância dos processos coordenados de armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, apresentamos como podem otimizar o planejamento de safra e ajudar os empresários a terem sucesso. Boa leitura!

Como o planejamento de safra é feito?

Antes de mais nada, os produtores rurais precisam definir o planejamento de safra e incluir tópicos importantes para manter a produção. Um deles é convidar os colaboradores a compartilharem suas ideias e pontos de vista para encontrar melhorias nos processos logísticos.

Além disso, são observados outros pontos essenciais no planejamento de safra:

  • Prever gastos — antecipar os custos com processamento e armazenamento;
  • Integrar a equipe — incluir os colaboradores no planejamento de safra para todos compreenderem o objetivo e trabalharem em conformidade;
  • Fazer uma estimativa do uso de defensores — prever a quantidade de pesticidas e fertilizantes que serão necessários para proteger a colheita;
  • Uso de máquinas — avaliar do ponto de vista da logística, como será o uso do maquinário no plantio, suas paradas e pontos de manobra. Dessa forma, você terá redução no consumo de combustível;
  • Investimento em sementes — buscar sempre insumos com alta qualidade para evitar que ocorram perdas.

Qual a importância da logística no transporte de safras?

Os processos logísticos quando aplicados no agronegócio podem ser integrados na produção, no controle de suprimentos e na distribuição. Confira como essas questões são importantes no planejamento de safra e fazem a diferença antes do transporte.

Gestão de suprimentos

Alguns insumos agrícolas têm custos de transporte muito altos e isso influencia os outros elos da Cadeia de Suprimentos. Portanto, a logística consegue diminuir os gastos associados ao transporte tanto de matérias-primas quanto de produtos acabados (ou semi-acabados) até a linha de produção.

No caso do planejamento da safra, esse processo logístico assegura que não faltarão todos os itens necessários para o plantio e a colheita.

A logística na produção da safra

O processo logístico na produção é fundamental para evitar o estoque em excesso ou um inventário vazio. Com isso, proporcionando suporte à produção e evitando a perda da safra.

Trabalhar com excessos cria um cenário onde há desperdícios de tempo e recursos. Da mesma forma, também há perdas quando não existem insumos necessários para manter a produção.

Por este motivo é necessário contabilizar as atividades incluindo a rotação de materiais e o inventário. Portanto, ocorrerão apenas os processos básicos que mantêm a produção agroindustrial e evitam gastos desnecessários.

Processo logístico na Distribuição da Safra

O processo logístico considera que as safras são compostas por produtos perecíveis. Por isso, na etapa de distribuição é feito um manuseio pós-colheita especial durante o transporte e armazenamento. Os insumos são armazenados na temperatura certa e até mesmo em um ambiente com umidade adequada.

Benefícios do processo logístico no planejamento de safra

A integração do processo logístico no planejamento de safra proporciona diversos benefícios, como maior previsibilidade, redução de erros e controle dos custos. Além disso, o agronegócio também pode se beneficiar das tecnologias desenvolvidas para o transporte de produtos agrícolas.

Ao investir na implantação de uma solução na etapa de distribuição, você ajudará a otimizar seu negócio. A goFlux tem o suporte necessário para acelerar sua empresa com a contratação simplificada e ágil de fretes para o seu setor. A plataforma digital proporciona mais tranquilidade para os gestores, elimina falhas no transporte de safras e reduz custos.

Com o processo logístico digitalizado, a goFlux também gerencia as etapas de contratação e pagamento, estágios que não podem faltar durante o planejamento de safra. Nada melhor do que poder contar com uma solução antes de iniciar a sua produção no agronegócio!

Saiba mais sobre os serviços da goFlux. Confira o site: https://goflux.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top