A imagem mostra uma aplicação fazendo o controle da gestão de fretes.

Plataforma de gestão de fretes: vantagens e como escolher a ideal

Você sabe o que é uma plataforma de contratação e gestão de fretes? Trata-se de uma funcionalidade essencial para o setor de logística das empresas dos mais variados portes e segmentos. É muito comum que as companhias precisem transportar mercadorias em diferentes regiões do país.

Sendo assim, a gestão de fretes é fundamental para o crescimento dos negócios. Pois, as empresas terão conhecimento claro das entregas realizadas e poderão fazer um planejamento de rotas, com o objetivo de reduzir custos e otimizar a produtividade de todo o segmento logístico.

Neste conteúdo, explicaremos detalhadamente o que é um sistema de gestão de fretes e como ele funciona, destacaremos a importância da ferramenta e informaremos sobre as questões que devem ser consideradas antes de fazer uma escolha. Continue com a gente.

O que é um sistema de gestão de fretes?

Também conhecido como Transportation Management System, trata-se de uma ferramenta que ajuda os gestores a tomarem melhores decisões, pois em apenas um local torna-se possível controlar todas as etapas do processo de frete. Isso vai desde a chegada da mercadoria aos veículos até a entrega do produto ao consumidor.

Vale destacar ainda que a plataforma fornece vários dados sobre o processo dos fretes. Entre eles estão: 

  • visibilidade de preços e de frete;
  • economia no processo de contratação;
  • rastreamento de pedidos ou ordens de transporte.

Desse modo, os gestores tendem a ter uma visão global de todo o segmento logístico da empresa. Com isso, eles conhecerão melhor as necessidades do setor e terão segurança para implementar ações ou novas estratégias que visem otimizar o desempenho desse segmento.

É importante ressaltar que todas as informações estão presentes em um painel central, o que facilita a visualização e a análise. A flexibilidade é outra característica, pois os dados poderão ser acessados em diferentes locais e também dispositivos distintos, como smartphones e tablets. Basta apenas ter acesso à internet.

Qual a importância da ferramenta?

A plataforma de gestão de fretes é útil para empresas dos mais variados segmentos. Por meio da ferramenta torna-se possível verificar qual é o orçamento ideal e escolher o frete com melhor custo-benefício para o transporte da sua mercadoria.

Vale destacar que o sistema ainda faz a gestão de despachos eletronicamente. Além disso, a plataforma automatiza diversas tarefas, como:

  • processo de formação de preço e contratação do frete;
  • emissão de documentos de transportes;
  • análise de dados BI e algoritmos preditivos.

Desse modo, você vai economizar tempo em processos administrativos e poderá se dedicar na execução de tarefas estratégicas, que consigam contribuir para o crescimento do seu negócio. Podemos dizer, portanto, que a plataforma de gestão de fretes o ajudará a otimizar a produtividade da sua empresa na totalidade, pois será possível fazer mais tarefas, em menos tempo e contando com menos recursos.

Como escolher uma plataforma de gestão de fretes?

A escolha de uma plataforma de gestão de fretes realmente não é uma decisão fácil, pois é necessário levar diversos fatores em consideração para que seja possível decidir de maneira sensata.

Entre as principais questões a serem consideradas na escolha da melhor plataforma de gestão de fretes estão a presença de feedbacks dos clientes, o processo de implementação da ferramenta, o conhecimento das funções do sistema e a qualidade do suporte. Destacamos esses aspectos na sequência do conteúdo.

Feedbacks de clientes

O primeiro aspecto a ser considerado na escolha de uma plataforma de gestão de fretes é a presença de feedbacks dos clientes. Nesse contexto é muito importante verificar como é a avaliação das pessoas em relação ao serviço prestado.

Vale ressaltar que quanto mais feedbacks, melhor. Assim, você terá uma ideia mais precisa em relação à qualidade da ferramenta.

Obviamente, é importante que a maior parte dos feedbacks sejam positivos, pois isso demonstra que a empresa tem uma imagem positiva no mercado e que se preocupa em fornecer uma boa plataforma aos clientes.

Processo de implementação

Outra questão que deve ser vista é o processo de implementação da ferramenta. Nesse contexto é muito importante que a plataforma seja intuitiva e de fácil ativação.

Isso porque, caso a plataforma de gestão de fretes seja de fácil implementação, os funcionários da sua empresa tendem a se adaptar mais facilmente, pois a ferramenta tem uma curva de aprendizado rápida.

Dessa forma, podemos dizer que um sistema de fácil implementação é um grande aliado para o crescimento das empresas no mercado, pois elas tendem a ser mais produtivas e terão mais tempo na realização de tarefas estratégicas do empreendimento.

Conhecer as funções

O conhecimento das funções da plataforma de gestão é outra questão relevante a ser considerada antes de contratar o sistema. É importante que a ferramenta conte com funcionalidades que atendam às necessidades do seu empreendimento.

Desse modo, você poderá contar com um sistema informatizado que será capaz de contribuir para o crescimento do seu negócio no mercado. Essa questão se dá porque várias tarefas poderão ser automatizadas e, com isso, torna-se possível dedicar-se mais aos elementos estratégicos do seu empreendimento.

Qualidade do suporte

A qualidade do suporte é outra questão a ser considerada no momento de fazer a escolha. Nesse contexto é fundamental que a empresa, primeiramente, ofereça diferentes canais de suporte. Entre eles estão:

  • equipe especializada em logística e disponível 24 horas em todos os dias;
  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • telefone;
  • chat

Isso facilita o contato do cliente com a prestadora de serviço.

Além disso, os problemas devem ser resolvidos em um prazo razoável e o suporte precisa ser eficiente. É fundamental que a companhia prestadora de serviço esteja à disposição com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir por parte dos consumidores.

Essa questão é relevante, pois as empresas que prestam um bom suporte demonstram-se preocupadas em fornecer uma experiência positiva ao cliente.

A plataforma de gestão de fretes da goFlux tem larga experiência no mercado e apresenta avaliação positiva dos clientes. Em apenas uma tela, você terá acesso a todas as informações pertinentes ao setor. Desse modo, visamos fornecer um sistema simples e prático, que o auxiliará a otimizar a gestão de fretes.

Como é possível perceber, a plataforma de gestão de fretes é fundamental para empresas dos mais variados nichos. Por meio dessa ferramenta, torna-se possível conhecer o segmento logístico em apenas uma tela e, assim, acompanhar o desempenho e pensar em medidas que possam otimizá-lo. 

Gostou deste conteúdo na qual apresentamos as vantagens e fornecemos dicas sobre como escolher a plataforma de gestão de fretes? Conheça as soluções que a goFlux tem a oferecer para você e veja como podemos ajudá-lo a otimizar o setor logístico da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top