A imagem mostra três pessoas ao fundo se cumprimentando e um notebook no plano principal, simbolizando um agenciador de cargas e uma plataforma digital de contratação de fretes, consequentemente.

Plataforma digital de contratação de fretes ou agenciador de cargas? Veja qual escolher

O Agenciador de cargas desempenha um papel importante no comércio nacional e no transporte internacional de mercadorias. Tem a função de organizar e gerenciar o armazenamento e transporte da carga através da seleção e contratação dos serviços da transportadora que oferecerão o verdadeiro serviço de transporte da carga.

Em outras palavras, é o ponto de encontro entre a transportadora e a melhor solução para suas necessidades de transporte e armazenamento.

Os papéis dos Agenciadores de cargas variam dependendo do tipo e do tamanho do embarcador. 

Confira:

  • Negocia as tarifas de transporte com as transportadoras;
  • Fornece seguro de carga para proteger as mercadorias transportadas;
  • Recomenda o tipo de caminhão conforme a carga e faz a reserva no dia e hora;
  • Organiza e gerencia a travessia;
  • Solicita os documentos necessários para o transporte nacional e internacional, aconselhando sobre as regras e procedimentos para importar e/ou exportar mercadorias para um país específico;
  • Assume a responsabilidade pela entrega desde a origem até o destino.

O impacto do agenciador de cargas na redução de custos

Uma das razões pelas quais as empresas optam por contratar os serviços de um agenciador de cargas é a necessidade de reduzir os custos de transporte. Afinal de contas, pode oferecer custos mais competitivos do que os que uma empresa poderia obter sozinho, por três razões:

1 – Taxas preferenciais em volume

Um Agenciador de cargas especializado em uma determinada região, transporta mercadorias para um grande número de clientes. Por isso, consegue garantir carregamentos constantes às suas transportadoras, enquanto garantem a uma operadora logística a manutenção de tarifas preferenciais para as cargas.

2 – Consolidação de cargas

O Agenciador de cargas especializado em uma região específica têm pedidos frequentes de transporte para a mesma rota. Assim, é possível consolidar mercadorias de dois ou mais clientes em um único caminhão. Isso é vantajoso para os clientes, pois eles pagarão menos por uma carga consolidada do que pelo transporte da mesma mercadoria em um caminhão completo.

3 – Comparação de preços com base na perícia

Como possui uma grande rede de fornecedores e transporta mercadorias durante todo o ano em rotas frequentes, o agenciador de cargas conhece os fluxos, bem como a oferta e demanda por rotas. Sua expertise permite ter um ponto de referência ao determinar se um custo é alto ou baixo e identificar as taxas mais competitivas para seu cliente.

Plataforma de contratação de fretes

A transformação digital que já está em curso em tantas áreas de negócio, ainda precisa ser intensificada na logística. A plataforma de contratação de frete pode ser usada por embarcadores e transportadoras para garantir a capacidade, tarifas e serviços de transporte.

Uma solução, como a goFlux proporciona economia e compliance e governança para o embarcador, além de transparência para as transportadoras. Outra vantagem é contratar um frete com BIDs com eficiência e rapidez e ter acesso a diversos fornecedores.

Através de BI (“Business Intelligence”, Inteligência de Mercado), as empresas transformam as informações em resultados e se tornam mais produtivas. Com essa nova visão, as empresas conquistam uma nova visão sobre a gestão de frete e podem visualizar cotações dinâmicas em tempo real.

Vantagens de uma plataforma digital para contratar fretes

Para os embarcadores, a plataforma de fretes é a base única de armazenamento de informações, centralização dos documentos e licenças num único local. Além disso, tem a possibilidade de acompanhar por meio de análises o comportamento real do mercado, seja realizando tomadas de preços ou pelo próprio histórico das suas negociações.

Do ponto de vista das transportadoras, é uma oportunidade de estar em contato com diversos embarcadores em todo o país, oferecendo a visibilidade e qualidade dos seus serviços e gerando novos negócios. Conheça as vantagens:

1 – Redução dos custos

A redução de custos é muito importante quando se considera a possibilidade de terceirizar a logística. Esta diminuição do esforço se reflete nos vencimentos e salários dos colaboradores e nas taxas contidas.

Dessa forma, ocorre a diminuição das despesas com a troca de contas fixas por variáveis. Portanto, a organização tem apenas custos relacionados aos serviços que contrata, o que onera muito menos o orçamento.

Os problemas associados ao transporte de cargas também são muito mais baratos. Por exemplo, possuir uma frota de veículos tem um gasto mais elevado, principalmente como combustível, pneus e manutenção em geral.

2 – Facilidade

Uma empresa sempre precisa avaliar os resultados, comparar o que foi planejado e descobrir os motivos que podem ter impedido o cumprimento da meta.

Quanto aos aspectos operacionais, ao utilizar uma plataforma de fretes é possível ter mais desempenho e facilitar os processos.

3 – Informações em tempo real

A coleta de dados é fundamental para manter embarcadores e transportadoras informados em tempo real sobre a localização e a condição da carga durante toda a viagem das mercadorias desde o ponto de fabricação até o ponto de entrega.

A goFlux digitaliza todo o processo logístico, qualifica embarcadores, aprova transportadoras antecipadamente e oferece possibilidades inovadoras de negociação de frete. Ademais, gerencia todo o processo desde a elaboração do contrato e transação até o processo de pagamento. Dessa forma, é mais fácil contratar fretes para o setor agro, por exemplo.

Agora que você entende as diferenças entre agenciador de fretes e uma plataforma digital de fretes, inteligência e compliance, acesse o site da goFlux e conheça melhor a solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top