A imagem mostra containers, caminhões, um avião e gráficos simbolizando a previsão de demanda na logística.

Afinal, o que é previsão de demanda e porque ela é tão importante para o seu negócio?

A previsão de demanda, como o nome já diz, é o processo de obtenção de estimativas de uma demanda futura de produtos e serviços. Isso é feito com dados existentes coletados e armazenados, sendo uma prática comum da inteligência logística para otimização de processos.

As estimativas podem ser geradas através de modelos matemáticos, que utilizam dados históricos; por métodos qualitativos, como experiência de gestão ou opinião de especialistas; ou mesmo uma combinação de ambos.

Algumas das perguntas que buscamos responder ao fazer tais avaliações são “quando”, “onde” e “quanto”. Dessa forma, as empresas podem fazer planejamentos assertivos e ter dados confiáveis para apoiar a tomada de decisão nas operações.

A previsão de demanda na logística é fundamental para o planejamento, controle de produção e para a gestão de estoque de empresa ou indústria.

Neste artigo, abordaremos sua importância, benefícios e um passo a passo para implementar esse recurso. Aproveite e leitura!

A importância da Previsão da Demanda

A Previsão de Demanda é uma atividade importante que influencia empresas de diferentes segmentos, como: varejo, bens de consumo, mineração, agronegócio, construção civil, máquinas pesadas, entre outros.

Além disso, também afeta diretamente as operações logísticas e o planejamento de negócios, já que estas atividades precisam de estimativas para terem melhores resultados. Dessa forma, os gestores planejam atividades mais assertivas em direção aos objetivos estratégicos e podem definir novos processos.

Da mesma forma, os tomadores de decisão utilizam previsões de demanda em suas atividades diárias. Essas estimativas também podem ser usadas como insumos para as equipes de vendas e marketing para criar insights sobre a geração de demanda e organizar suas ações.

As empresas, em geral, precisam fazer previsões sobre seus produtos para preparar um plano eficaz a curto e longo prazo. Com isso em mente, as previsões de demanda são cruciais para as empresas, pois afetam os planejamentos logísticos, de estoque, de produção e de fluxo de caixa, assim como as decisões de contratação e de compra, entre outros processos.

Por isso, previsões ruins ou ausentes podem levar a más decisões. Afinal de contas, sem as estimativas corretas, as empresas estariam se preparando mal para os eventos futuros.

Previsão de Demanda e a Tomada de Decisão

A previsão de demanda usa dados históricos e quando é implementada corretamente, as empresas têm informações valiosas. Com isso, os gestores conseguem tomar decisões informadas sobre estratégias de crescimento de negócios, preços e potencial de mercado.

A não utilização da previsão de demanda coloca as empresas em risco de tomar decisões ruins sobre seus mercados-alvo e produtos. Essas decisões mal informadas podem ter efeitos de longo alcance na satisfação do cliente, na gestão da cadeia de suprimentos, no custo de exploração de estoque e, em última instância, na rentabilidade.

Benefícios da Previsão da Demanda

Embora possa parecer trabalhoso, não subestime a importância da previsão de demanda, pois pode economizar e aumentar seus lucros.

Muitos proprietários de pequenas empresas acreditam erroneamente que um orçamento anual que projeta receitas é comparável à projeção de demanda na logística.

Mas uma análise mais minuciosa do mercado ajudará a determinar o momento das vendas, o que pode ajudá-lo a planejar melhor a produção, o financiamento, o trabalho e o marketing. Conheça outros benefícios a seguir:

1 — Aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos

A melhoria da eficiência da cadeia de suprimentos é um dos principais motivos para usar a previsão de demanda na logística. Se você puder prever não apenas a quantidade de vendas, será possível programar melhor a produção, a armazenagem e a expedição.

Isso ajuda a planejar desligamentos programados de manutenção fora de períodos de vendas movimentados, ter materiais adequados e mão de obra suficiente durante todo o ano.

Quando você sabe sobre um aumento de demanda vindo, pode entrar em contato com os fornecedores para ter certeza de que eles têm materiais suficientes para manter suas linhas de produção funcionando.

2 — Melhorar a Gestão do Trabalho

Ter poucos colaboradores para lidar com um pico nas ordens de vendas pode levar a um atendimento lento do pedido, pressionando seus clientes a encontrar outros fornecedores para preencher seus pedidos.

Mesmo que este seja apenas um problema temporário, pode provocar a perda de um cliente, pois ele poderá comprar de outro fornecedor.

A adição de trabalhadores inadequadamente treinados pode aumentar problemas de controle de qualidade e retornos de produtos ou perda de clientes.

3 — Garantir fluxo de caixa adequado

Conhecer os picos e baixas de demanda, ajuda a gerenciar melhor o fluxo de caixa. Ao contrário disso, a empresa pode enfrentar problemas para pagar fornecedores e arcar com outros custos importantes. Portanto, terá incapacidade de fabricar seu produto e de manter o fornecimento aos seus clientes.

A previsão de demanda na logística permite reservar dinheiro, negociar empréstimos ou condições de crédito antecipadamente.

4 — Criar orçamento preciso

Além do seu orçamento mestre, você deve incluir o fluxo de caixa, os processos logísticos, as despesas gerais, a manufatura, a mão de obra e os orçamentos de marketing.

Quanto mais precisa for a previsão de demanda, mais exatos serão os cálculos. Se você tem um orçamento flexível, poderá mudar ou ajustar alguns direcionamentos e deixar de investir em atividades que não proporcionam retorno, por exemplo.

Dicas práticas para fazer a Previsão da Demanda

Para muitas empresas, incluindo as operadoras logísticas, fazer a previsão da demanda pode parecer desafiador e até mesmo avassalador. O que a maioria das organizações não percebe, no entanto, é que elas estão criando um desafio ainda maior para si mesmas.

Aqui estão algumas das maneiras de garantir que sua previsão de demanda na logística seja bem-sucedida:

1 — Planejamento sazonal

A demanda sazonal é uma tendência que tende a se manter consistente de ano para ano. Por isso, comece por esse assunto, já que a empresa que depende de produtos sazonais pode garantir o planejamento sazonal para acompanhar as mudanças.

Isso pode criar uma previsão precisa e específica para garantir a distribuição antes do início dessa temporada.

2 — Análise de tendência do comprador

A demanda do mercado pode depender da necessidade dos consumidores e isso acontece sem aviso.

As tendências dos compradores são difíceis de rastrear e, para atender às demandas inconstantes, sua operação logística precisa ser flexível o suficiente para atender às necessidades de fornecimento.

Estar ciente dessas tendências dos clientes pode salvar os fabricantes de ter estoque estático e manter os custos operacionais logísticos ao mínimo.

3 — Gerenciamento de exceção de demanda

A previsão de demanda é necessária especialmente porque as tendências flutuam a cada mês. A logística deve estar preparada para atender a exceções em turnos de demanda e ter uma estratégia eficaz de gerenciamento de exceção de demanda pode ajudar os fabricantes a reagir quando uma mudança esperada não ocorre ou vice-versa.

4 — Planejamento intuitivo

Muitas vezes a intuição funciona bem na previsão de demanda baseada na experiência e no conhecimento de mercado. Profissionais experientes da logística e da cadeia de suprimentos experientes podem encontrar possíveis mudanças na demanda do consumidor apenas por senti-los. Isso se chama planejamento intuitivo.

Apesar de não ser completamente técnico, pode ser crítico em certas indústrias e condições de mercado.

Operações logísticas mais competitivas

Ter estimativas sobre o futuro dos negócios é um desafio que as empresas têm que enfrentar para tomar decisões que lhes permitam competir, o que gera melhores resultados na cadeia de suprimentos.

Claramente, a previsão da demanda na logística reúne benefícios de curto e longo prazo para as empresas. Assim, podem utilizar dados e criar estimativas visando manter a competitividade.

Com o uso de uma solução que oferece informações detalhadas é possível ter assertividade e segurança sobre o futuro da organização. A goFlux disponibiliza uma ferramenta que ajuda na tomada de decisão.

Se você quer saber mais sobre a coleta de dados na logística e o uso desse recurso, leia o artigo Coleta de dados na logística: entenda a importância.

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