A imagem mostra um gráfico de barras com uma seta vermelha indicando um crescimento.

Conheça os 3 principais indicadores de desempenho logístico

Você sabe quais são os principais indicadores de desempenho logístico? O conhecimento deles é fundamental para verificar a performance desse importante segmento das empresas. Além disso, os gestores terão mais facilidade para desenvolver planos de ações com o objetivo de implementar melhorias nesse segmento.

Os indicadores de desempenho também são conhecidos como KPIs, eles são fundamentais para fazer a medição de resultados, custos e qualidade. Podemos dizer, portanto, que eles contribuem para a boa performance das empresas.

Diante desse cenário os KPIs  podem ser aplicados a diversos segmentos empresariais e entre eles também está o setor logístico. Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos explicar o que são indicadores de desempenho, abordaremos alguns índices que podem ser aplicados e abordaremos como as soluções da goFlux podem te ajudar nesse contexto. Boa leitura.

O que são os KPIs?

Trata-se de um termo originário da língua inglesa e significa Key Performance Indicator. Ao traduzir para o nosso idioma significa Indicadores Chaves de Performance.

Dessa maneira, podemos dizer que os KPIs são indicadores que tem como objetivo fazer a medição de desempenho das empresas em diversas atividades e segmentos organizacionais.

Ao conhecer os KPIs, torna-se possível verificar o desempenho da companhia e também ter o conhecimento sobre as necessidades de cada segmento organizacional.

Quais são os principais indicadores de desempenho logístico?

Existem diversos indicadores de desempenho logístico. O conhecimento desse tema é fundamental para que você entenda o desempenho desse importante segmento das empresas. Entre os principais indicadores estão o OTIF, o OTD e o custo de transporte. 

Destacaremos sobre essas questões logo na sequência do conteúdo.

1. OTIF

Trata-se de outra sigla originária do inglês e quer dizer On Time in Full. O OTIF é uma métrica utilizada com o objetivo de fazer o acompanhamento da quantidade de entregas dos produtos.

Na maioria das vezes, essa métrica é expressa em porcentagem e faz a medição do número de entregas feitas pelas empresas. Com isso, torna-se possível saber se a organização entrega os produtos solicitados pelo consumidor no local e com os prazos esperados pelo indivíduo.

2. OTD

Também conhecido como On Time Delivery, o OTD é uma métrica utilizada com o intuito de medir o percentual de solicitações entregues dentro do prazo acordado pelo consumidor. Dessa maneira, podemos dizer que essa métrica também mede a eficiência das empresas em seus processos logísticos.

Quando os resultados são positivos, isso significa que a empresa está atendendo as expectativas dos clientes e essa questão contribui para otimizar a experiência do consumidor.

3. Custo de transporte como porcentagem das vendas

Por meio desse importante indicador de desempenho logístico, torna-se possível saber a viabilidade financeira nos processos logísticos das empresas. Além disso, os gestores vão conhecer a saúde e sustentabilidade financeira da logística.

Para fazer o cálculo dessa métrica leva-se em consideração as receitas de vendas e o custo total de transporte (incluindo, por exemplo, despesas com combustível, manutenção dos veículos da frota, entre outros). 

O cálculo é feito por meio da seguinte fórmula matemática:

Custo de transporte = ( receita total de vendas/ custo total de transporte) x 100

O resultado é dado em percentuais e quanto maior o percentual, melhor será a saúde financeira das atividades logísticas.

Como a goFlux pode ajudar na coleta de dados para o desempenho logístico?

A plataforma da goFlux é especialista em logística e conta com diversas funcionalidades que facilitam a coleta de informações. Com isso, você terá acesso a uma ampla base de dados e, consequentemente, será capaz de tomar melhores decisões, incluindo no setor logístico.

Dessa forma, você terá um profundo conhecimento da performance da logística e conhecerá as necessidades do segmento. Esse entendimento facilita o desenvolvimento de planos de ações eficazes com o objetivo de resolver eventuais gargalos e otimizar o desempenho do setor.

O conhecimento dos indicadores de desempenho logístico é fundamental para verificar a performance desse importante segmento empresarial. Além disso, torna-se possível verificar as necessidades da logística e desenvolver planos de ação com o objetivo de implementar melhorias nos processos. Desse modo, é muito importante ter um conhecimento profundo em relação a esse importante tema.

Este conteúdo na qual apresentamos os principais indicadores de desempenho logístico foi útil para você? Conheça agora mesmo as soluções da goFlux e veja as soluções que preparamos especialmente para a logística da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top