Imagem relacionando a segurança de containers com o compliance

Compliance na logística de transporte: veja 5 dicas para aplicar

Compliance na logística é garantir segurança e confiança operacional, por meio do cumprimento de requisitos e normas. Além disso, também pode ser definido como adesão de regulamentos e legislação governamental para um determinado mercado. 

Ambas as definições são importantes para manter uma operação logística funcionando corretamente e otimizar a inteligência logística, sem impactar negativamente transportadoras, embarcadores e clientes. Assim, para ser bem-sucedida, sua organização deve tomar medidas que garantam o cumprimento das políticas internas e regras colocadas em prática. 

Além disso, você também deve assegurar que os colaboradores estejam em conformidade com quaisquer leis, regulamentos ou normas externas relacionadas ao seu setor. 

Por isso, para te ajudar a entender como garantir isso na logística de transporte, continue a leitura e aproveite!

Qual a importância do compliance na logística? 

Uma organização sem um programa de compliance na logística de transporte pode apresentar práticas antiéticas e operações pouco otimizadas.

Desse modo, as transportadoras garantem a conformidade criando políticas e procedimentos. Em seguida, estabelecem regras para garantir que todos estejam alinhados e trabalhem de acordo com o estabelecido. 

Assim, ele envolve duas áreas importantes:

  • compliance normativo – medidas que uma organização toma para cumprir leis, regulamentos e diretrizes externas relevantes;
  • compliance corporativo – ações e programas estabelecidos para garantir o cumprimento de políticas internas, procedimentos e comportamentos adequados.

Esses tipos andam lado a lado e são essenciais. Uma organização que negligencia o cumprimento regulatório pode enfrentar multas federais ou ações legais, correndo risco até de ser encerrada.

Benefícios do compliance na logística de transporte

Ele pode contribuir ativamente para a criação de um valor de segurança, minimizando riscos através da implementação de regras e atividades de gestão operacional para garantir eficiência em processos produtivos.

As principais vantagens para transportadoras que implantam um sistema de compliance eficaz são:  

  • mais eficiência: os processos internos são fluidos e toda a operação passa a ser capaz de ter o melhor desempenho dentro de processos estruturados e regulados;
  • existência de modelos e códigos internos: contribuem para fortalecer a imagem e a reputação da empresa, demonstrando confiabilidade e solidez;
  • vantagem competitiva: diferencial que ajuda a potencializar negociações e vendas; 
  • redução de custos: economia nas despesas operacionais e otimização de  gastos.    

5 dicas para aplicar compliance na logística de transporte

Para garantir que uma empresa está no caminho certo não há uma fórmula mágica, mas sim um esforço conjunto da gestão e equipe para estar atento ao mercado. 

Por isso, separamos dicas para você garantir uma logística de transporte segura e regulamentada, e assim, otimizar suas operações. Veja a seguir: 

1 – Auditoria

Uma auditoria é a avaliação da organização, com um processo específico ou um sistema. O aspecto crucial dela é que se baseia em um exame imparcial que fornecerá pontos de melhoria. Ela pode ser realizada diretamente por forma interna ou por uma empresa especializada externa.

Dessa forma, se for realizada profissionalmente, as implementações subsequentes vão melhorar a eficiência, impulsionar a sustentabilidade, ajudar na imagem e garantir a autoridade da empresa. 

 2 – Planos de ação e prevenção

Após determinar o risco, pesquisar a causa e encontrar a melhor solução, o mais indicado é prevenir a recorrência de falhas.

Afinal de contas, qualquer estratégia deve ser melhorada frequentemente. Depois de implementar mudanças e definir padrões, os colaboradores precisam ter o conhecimento necessário sobre o compliance na logística para se manterem alinhados ao projeto. 

Além disso, isso faz parte de um programa de prevenção da empresa, visando melhorar e reduzir ao máximo a possibilidade de erros e perdas durante o processo.

3 – Monitoramento de Compliance

Esse processo na logística garante eficiência e sustentabilidade, e mantém os planos de ação e prevenção em funcionamento. Ademais, reúne resultados para avaliação de conformidade. 

Por isso, é indicado ter as seguintes ações de monitoria: 

  • preparar relatórios com recomendações de melhorias em planos de ação e prevenção;
  • analisar dados disponíveis e indicadores de desempenho, para identificar áreas prioritárias e deficiências operacional e no sistema de controle interno;
  • facilitar o processo de acompanhamento e fazer um acompanhamento periódico dos planos de ação em cada país. 

4 – Correção de processos 

Com o passar do tempo é provável que alguns dos processos precisem ser corrigidos, as tarefas necessitem de reorganização, algumas atividades eliminadas e as regras revisadas.

Para isso, é essencial que sua empresa esteja aberta às mudanças, atenta  às novas legislações e ajustes legais e, acima de tudo, tenha uma liderança ágil e prática. 

5- Acompanhar tendências do mercado

Manter a empresa sempre por dentro das tendências é muito importante para evitar que os esforços sejam perdidos. Imagine passar por todo o processo de adequação ao compliance na logística e perder tudo apenas por ter adotado práticas obsoletas?

Por isso, busque informações em veículos que sejam referência. Por exemplo, nesse conteúdo compilamos as melhores dicas e orientações verificadas sobre compliance para ajudar você a aplicar na sua empresa. 

Dessa forma, se lembre que é mais do que seguir as regras e regulamentos estabelecidos. É preciso entender como uma estratégia para se diferenciar e aprimorar processos para garantir maior produtividade, reduzir custos, melhorar os níveis de serviço e, claro, gerar maior rentabilidade.

Desse modo, para que essa prática traga benefícios reais ao negócio, é essencial contar com uma plataforma digital eficiente e que facilite a sua gestão de frete, para você operar com flexibilidade para se antecipar, adaptar às demandas e regulamentos do mercado.

Se você quer ter mais segurança e controle no transporte de carga e, ainda, garantir inovação, conte com a goFlux! Acesse o nosso site e conheça nossas soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top