A digitalização de frete proporciona agilidade nos embarques, reduz a ociosidade da frota, diminui os gastos e diminui os erros, entre outras vantagens. Entenda!

Saiba o que é digitalização de frete e como ela pode ser vantajosa para sua empresa!

A digitalização de frete é fundamental para trazer agilidade aos processos logísticos na atualidade. Dessa forma, a empresa se torna ainda mais competitiva e se destaca no mercado.

Nesse sentido, a tecnologia oferece apoio para atingir os objetivos nos negócios, crescer no setor de atuação e acompanhar novos perfis de consumo. Segundo a pesquisa “Digital Operations study for energy”, a digitalização reduzirá em 47% os custos em transporte até 2030.

Além disso, ela proporciona agilidade dos processos, economia para empresas e agiliza o cotidiano nas operações logísticas.

Assim, os clientes se beneficiam do fácil acesso e pesquisa de produtos, bem como rápido atendimento e recebimento de mercadorias com frete digitalizado. Enquanto isso, esse recurso favorece a gestão de fretes e oferece às transportadoras e embarcadoras a oportunidade de ampliar seus negócios e reduzir a burocracia.

Neste artigo, abordaremos a digitalização de fretes e suas vantagens. Aproveite a leitura!

O que é digitalização de frete?

A digitalização do frete é a otimização dos processos de frete, desde o recebimento e reserva até o envio, rastreamento e entrega. Ela permite que as empresas melhorem suas decisões e economizem tempo e dinheiro.

Você também pode usar essa solução para centralizar os dados de frete para um melhor compartilhamento em toda a empresa e reduzir o tempo de inatividade do caminhão.

Quais as vantagens da digitalização de frete?

A principal vantagem é que toda a demanda e entrega da carga é feita em tempo real e os custos são reduzidos. Confira outras vantagens da digitalização de frete:

1 — Traz agilidade para os embarcadores

Com oferta e demanda concentradas em uma única plataforma, o processamento de cargas é muito mais rápido e fácil, e a otimização do tempo melhora as oportunidades nas operações e aumenta as operações.

2 — Reduz ociosidade de frota

A digitalização do frete ajuda a reduzir a ociosidade da frota, tornando o processo mais eficiente e confiável. Com a ajuda dessa tecnologia, você pode verificar facilmente o status de seu veículo em qualquer momento.

Além disso, proporciona uma maneira mais eficiente de rastrear e gerenciar os embarques. Isto significa que há mais oportunidades do que nunca para reduzir a ociosidade da frota, o que pode levar a uma maior produtividade e lucratividade.

3 — Diminui os custos

A digitalização de frete pode, por si só, ajudar muito a diminuir os custos logísticos.

A flexibilidade da frota virtual ajuda a aumentar a capacidade apenas em momentos estratégicos e não há novos custos fixos altos, o que obviamente aumenta o potencial de lucro líquido.

4 — Centraliza os documentos

Os documentos para um embarque serão centralizados em uma plataforma. Isso pode ser um passo importante para garantir que sua empresa esteja em conformidade com os regulamentos do setor.

Para completar, isso evita quaisquer problemas que possam surgir de uma má comunicação sobre o conteúdo de sua remessa.

5 — Ajuda na tomada de decisões

A tomada de decisões sempre foi um desafio para a indústria de transportes. O desafio decorre do fato de que há muitos interesses e forças concorrentes em jogo no setor. Isso torna muito difícil a tomada de decisões que beneficiarão todos os envolvidos. Entretanto, com a ajuda da digitalização, esse problema pode ser resolvido.

A digitalização no transporte de cargas permite que as empresas tomem melhores decisões, dando-lhes acesso a mais informações do que jamais tiveram antes. Com essas informações, elas conseguem tomar decisões informadas sobre como querem que seus negócios sejam administrados, com quem trabalham e quais serviços precisam de seus fornecedores.

6 — Diminui erros

A digitalização do frete torna o processo de envio e recebimento de frete mais eficiente. É um método que utiliza tecnologia para digitalizar as informações sobre o embarque, o que torna possível compartilhar essas informações com todas as partes envolvidas no processo. Isso pode ajudar a reduzir erros e levar as remessas aonde elas precisam ir mais rápido.

Digitalize a logística do seu negócio

Se sua empresa não está tirando vantagem da digitalização de frete hoje e você está procurando um sistema que possa revolucionar seu fluxo de trabalho, então você deve conhecer a goFlux.

A plataforma permite que você digitalize o processo logístico da sua empresa, gerencie o frete e melhore a performance do seu negócio. Confira as soluções da goFlux!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top