Documentos de transporte de cargas

Documentos de transporte de cargas: conheça os principais!

Você sabe quais são os documentos de transporte de cargas? Esse questionamento é bastante pertinente, pois o transporte de cargas é frequente no país. Nesse cenário, é fundamental ter o conhecimento de toda a documentação necessária relacionada a esse processo.

Ao ter o entendimento dos documentos necessários para esse processo, torna-se possível agilizar os procedimentos de transporte, melhorar a performance do segmento logístico e, consequentemente, otimizar a produtividade do seu negócio.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos quais são os principais documentos fiscais direcionados para o transporte de cargas e discutiremos sobre a importância dessa documentação. Continue com a gente.

Quais são os documentos fiscais para o transporte de cargas?

O entendimento dos documentos fiscais para o transporte de cargas é fundamental para um processo seguro e bem documentado. Além disso, a sua empresa entenderá a finalidade de cada documento e será capaz de agilizar os processos relacionados ao transporte de mercadorias.

Entre as principais documentações necessárias nesse processo estão a Nota Fiscal Eletrônica, o Conhecimento de Transporte Eletrônico e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. Abordaremos sobre as características e a importância de cada um na sequência do conteúdo.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A Nota Fiscal Eletrônica faz referência ao documento gerado de forma eletrônica e digital pela empresa que está fazendo uma transação comercial. Pode ser, por exemplo, a venda de um produto, serviço ou mercadoria.

Dessa maneira, podemos dizer que a NF-e registra a prestação de serviços ou as transações envolvendo mercadorias. Trata-se, portanto, de um dos principais documentos de transporte de cargas.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

O Conhecimento de Transporte Eletrônico é emitido nas operações de prestação de serviço de transporte de cargas. Dessa forma, o CT-e pode ser necessário em viagens de trens, nas rodovias ou nos voos.

Quando lançar esse cupom, é fundamental atentar-se sobre as informações do referente e destinatário. Verifique os dados da mercadoria, como o preço, volume do produto e o ICMS arrecadado. Todas essas informações devem estar corretas para que o seu negócio não tenha problemas com o fisco no futuro.

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) deve ser emitido com o objetivo de fazer a vinculação nos documentos fiscais transportados. Sobre esse tema é oportuno destacar ainda que ao emitir o MDF-e é necessário fazer a transmissão das informações para o SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu estado.

Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE)

Os sistemas disponibilizados pela Secretaria da Fazenda dos Estados se encarregam em gerar o DAMDFE (Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos).

Desse modo, podemos dizer que o DAMDFE é um documento de natureza complementar em relação ao Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.

Qual a importância dos documentos de transporte de cargas?

A documentação para o transporte de cargas é fundamental para assegurar a regularidade da atividade. Esse mesmo raciocínio também é válido para os documentos fiscais.

Dessa maneira, ao estar com os documentos fiscais em dia em relação ao transporte de cargas torna-se possível cumprir com as obrigações tributárias perante ao fisco. Com isso, a sua empresa está assegurada para fazer o transporte das mercadorias.

Como é possível perceber, os documentos de transporte de cargas são fundamentais para assegurar a regularidade do transporte das mercadorias. Desse modo, procuramos apresentar a você sobre as principais documentações necessárias para que você tenha um conhecimento mais profundo em relação ao tema.

Agora que já sabe quais são os documentos de transporte de cargas, confira este conteúdo e entenda a importância de escolher a transportadora certa para o seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top