A eficiência logística é a capacidade de uma empresa de realizar o melhor uso de seus recursos e envolve o aumento da produtividade do negócio.

Eficiência logística: entenda o que é e como atingir na sua empresa!

A eficiência logística é alcançada por meio da melhoria dos processos logísticos, sendo extremamente importante para conquistar os objetivos da empresa.

No cenário atual, com a sociedade emergindo da pandemia, enfrentamos novos obstáculos relacionados a problemas na cadeia de suprimentos, aumento no preço do combustível e escassez significativa de pessoal.

Assim, para que as empresas sobrevivam, elas precisam implementar práticas de forma proativa e buscar soluções que lhes permitam gerenciar seus negócios e logística com muito mais eficiência. Isso requer estratégias e inteligência logística para tornar a operação eficiente.

Ao combinar processos bem organizados com um trabalho realizado com excelência, sua empresa transmitirá uma enorme sensação de confiabilidade para seus clientes.

Neste artigo, abordaremos o conceito de eficiência logística e como melhorar os processos para tornar as operações mais eficientes. Confira!

O que é a eficiência logística?

A eficiência logística se refere à eficácia das operações de uma empresa e à otimização de recursos para atingir seus objetivos.  Além disso, atinge outros setores, como transporte, armazenamento e distribuição em geral.

Apenas quando consideramos esses conceitos é que fazemos da logística um diferencial, já que tudo o que afeta essa área impactará nas operações.

Dessa forma, qualquer movimentação de materiais e os dados relacionados ao negócio são considerados como parte da gestão logística.

Assim, obter excelência no processo logístico é bastante desafiador, considerando a quantidade de obstáculos que existem para superar.

Sejam quebras de caminhões, tarifas ou regulamentações governamentais, tudo isso afeta as empresas e pode causar problemas no futuro, assim como dificultar a superação dos gargalos que existem no território brasileiro. A seguir, entenda mais sobre esse tema.

Quais os principais desafios da logística no Brasil?

Mesmo que os processos logísticos estejam em contínua melhora, o Brasil ainda precisa de muito investimento. Em uma escala global, ocupa a posição 56 do ranking Logistics Performance Index (LPI), do Banco Mundial.

Nesse sentido, a eficiência logística do Brasil é desafiada por vários fatores, incluindo uma alta burocracia e a complexidade de seu sistema tributário.

Além disso, o país tem dimensões continentais e desafios naturais que dificultam a manutenção da infraestrutura rodoviária. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o custo operacional do transporte aumentou, em média, 30,9% se comparado com o de 2020.

Outros desafios são a escassez de profissionais qualificados, a falta da automação de processos, o pouco investimento em soluções tecnológicas e o frete.

Dessa forma, para superar todos esses obstáculos e promover o crescimento da empresa, é essencial alcançar a eficiência logística

Como medir a eficiência logística em uma empresa?

A eficiência logística a curto prazo garante que os produtos cheguem ao seu destino em tempo hábil.

Isso inclui assegurar que os recursos corretos sejam alocados, que as melhores rotas de transporte sejam escolhidas e que registros precisos de movimentação de produtos e níveis de estoque sejam mantidos.

A médio prazo, ocorrem melhorias no desempenho organizacional geral e na coordenação entre os diferentes departamentos e processos, bem como na agilização das operações.

Assim, existem algumas maneiras de medir a eficiência logística. Confira!

Realização de benchmarking e acompanhamento de tendências

Para medir a eficiência logística, é importante acompanhar o mercado, as tendências e novidades, e conhecer as inovações que outras empresas estão empregando em suas operações. Dessa forma, será possível entender se o seu negócio está atualizado.

Além disso, você deve acompanhar as mudanças em seu setor para ficar à frente da concorrência e, assim, manter a participação de mercado.

Criação de indicadores de desempenho

A eficiência logística se trata de realizar os processos das melhores maneiras. Para isso, acompanhar a performance é fundamental, de forma que a escolha dos Key Performance Indicators (KPIs) deve ser feita cuidadosamente.

Nesse contexto, esses indicadores de desempenho devem considerar as características qualitativas.

Análise de resultados

Os relatórios gerados durante as operações logísticas devem ser analisados constantemente. Dessa forma, os processos podem ser aprimorados para se adequarem às exigências do mercado.

Como atingir a eficiência logística?

As empresas de varejo precisam considerar cuidadosamente a otimização da cadeia de suprimentos no cenário moderno do comércio eletrônico. Por isso, listamos algumas dicas acionáveis para você melhorar a eficiência logística e o resultado da sua empresa. Veja a seguir!

Automatização dos processos

Na era digital, há uma série de maneiras de automatizar o processo logístico, incluindo o rastreamento e o monitoramento de cada entrega.

Garantir que seu negócio seja melhor informado usando uma plataforma digital de gerenciamento de frota e estoque permitirá que você refine seus processos em torno dos fatores que mais impactam seus resultados.

Otimização das rotas logísticas

As rotas logísticas são tipicamente otimizadas para reduzir o consumo de combustível, minimizar o tempo ocioso e honrar os compromissos de serviço. Nesse cenário, em algumas cidades, existem restrições especiais no transporte de cargas e melhores horários de rotas.

Portanto, você precisa conhecer a melhor rota, identificar os horários de maior movimento em uma determinada área e adaptar sua entrega a esses critérios.

Como resultado dessas ações, você pode reduzir custos operacionais e aumentar a lucratividade de sua empresa. Vale ressaltar que realizar a entrega no prazo também é uma ótima maneira de reter clientes.

Previsão de demanda

A previsão de demanda é essencial para criar uma meta de cobrança e definir a quantidade de itens que precisam ser usados ou comprados de terceiros.

Assim, ao gerenciar a logística para eficiência, você poderá analisar e comparar as vendas de seu histórico de compras anteriores, conseguindo prever futuras demandas.

Além disso, você deve estabelecer alguma margem de erro, pois nem sempre você se lembrará conforme as circunstâncias esperadas.

A compreensão de pedidos e entregas, incluindo aniversários, pode ajudá-lo a evitar itens perdidos ou extraviados. Essa iniciativa também nos permite gerenciar melhor os pedidos de nossos fornecedores.

Monitoração dos resultados por meio de KPIs e dados obtidos

Esforços contínuos precisam ser feitos para rastrear métricas de pedidos perfeitos, métricas de distribuição e KPIs, a fim de entender o desempenho da logística de negócios a qualquer momento.

Então, para entender todos esses dados, você pode executar análises da cadeia de suprimentos em tempo real, que fornecem insights poderosos de negócios.

Os KPIs da cadeia de suprimentos também ajudarão a verificar se os níveis de serviço prometidos estão sendo atendidos pelas transportadoras ou empresas de logística.

Ajuda da tecnologia

Para garantir que os clientes recebam o pedido correto no momento certo, invista em sistemas de logística com tecnologia que o ajudarão a tomar decisões melhores e mais baseadas em dados.

Você pode implementar esses sistemas com tecnologias inovadoras baseadas em algoritmos, Big Data e Machine Learning, como as soluções da goFlux.

A automação de logística também pode economizar tempo, cortar custos e acelerar o processamento de pedidos e o processo de atendimento para construir uma cadeia de suprimentos enxuta.

Eficiência logística é a chave do negócio

Encontrar maneiras de manter seus negócios e aprimorar seus resultados depende da eficiência logística. Com ela, sua equipe consegue analisar as operações atuais para criar soluções logísticas que proporcionam seu sucesso geral.

Considere as áreas onde uma abundância de tempo e dinheiro está sendo gasta para determinar se sistemas de tecnologia, automação ou terceirização podem ajudar a melhorar as operações.

Conseguir ajustar e fazer mudanças efetivas é fundamental para liberar todo o potencial do seu negócio.

A goFlux pode ajudar sua empresa a conquistar a eficiência logística. Conheça as soluções que podem tornar seu negócio ainda mais eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top