Empresários trabalhando na negociação de fretes

Veja 5 práticas para uma negociação de fretes eficiente

A negociação de fretes é uma das práticas cotidianas de empresas dos mais variados segmentos.

Nesse contexto, ela deve ser feita com atenção. Pois, é um processo que necessita de um cuidado especial para que seja feito de maneira eficiente, favorecendo o crescimento da sua empresa no mercado.

Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Neste conteúdo destacamos a importância da negociação de fretes e fornecemos dicas que o auxiliarão nesse desafio. Continue com a gente!

Qual a importância da negociação de fretes?

Essa é uma prática bastante corriqueira no segmento logístico das empresas. Desse modo, é preciso agir com cautela na hora de realizar esse procedimento.

Por meio dela, torna-se possível conseguir bons valores e garantir mais eficiência em toda a cadeia logística. Isso ocorre, pois a sua empresa conseguirá entregar mais mercadoria em menos tempo, aproveitando melhor os recursos financeiros.

É importante ressaltar também que caso os fretes sejam negociados de forma eficiente, a sua empresa poderá comercializar os produtos por um valor mais atrativo no mercado, o que irá ajudar na conquista de novos clientes.

Agora, você deve estar se perguntando: por que isso acontece? O frete é um dos elementos que fazem parte da composição do preço final de um produto ou de uma mercadoria. Com isso, se o valor do frete for reduzido, o preço do produto também diminuirá.

Como otimizar a negociação de fretes?

No parágrafo anterior, citamos a importância de uma negociação de fretes. A boa notícia é que existem diferentes práticas que poderão te auxiliar nessa importante missão.

Entre as principais estão: o conhecimento de destinos mais recorrentes, o desenvolvimento de relações de parceria, o estabelecimento de critérios de seleção, a priorização de investimentos em segurança e tecnologia, e a gestão de resultados. Veja sobre essas questões logo abaixo.

1. Conhecer os destinos mais recorrentes

O primeiro passo para assegurar uma boa negociação é o conhecimento dos destinos mais recorrentes de suas mercadorias. Um bom sistema de gestão o ajudará a verificar essa informação.

Ciente desse histórico, você poderá planejar as rotas, priorizando os destinos com maior demanda. Além disso, torna-se possível entregar mais mercadorias em menos tempo.

Todas essas questões são pontos que tendem a favorecer bastante sua empresa durante a negociação de fretes junto à transportadora.

2. Construir relações de parceria

Trata-se de uma estratégia mais voltada a médio e longo prazo, capaz de gerar ótimos resultados na contratação do frete.

Nesse momento, é muito importante estabelecer relações de confiança com as transportadoras.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento dessa parceria, aumentam-se as probabilidades de a sua companhia conseguir obter melhores condições de fretes e, consequentemente, conseguir repassar um preço mais acessível ao consumidor final.

Em uma análise inicial, essa estratégia pode até parecer um pouco trabalhosa, no entanto, se considerarmos os benefícios, vale muito a pena investir no desenvolvimento de boas relações com os fornecedores, pois isso irá favorecer negociações futuras.

3. Estabelecer critérios de seleção

Existem diversas transportadoras no mercado e cada uma oferece condições diferentes em relação aos fretes. Algumas podem ser vantajosas e outras podem ser prejudiciais para a sua empresa.

Sendo assim, é muito importante estabelecer critérios de seleção para que se sinta mais seguro no momento de contratar a companhia ideal.

Nesse momento, é comum surgir a seguinte dúvida: quais são os critérios que podem ser estabelecidos no momento de selecionar a melhor prestadora de serviço?

Existem várias possibilidades. Você pode verificar, por exemplo, as regiões em que a empresa atende, os serviços prestados por cada companhia, a relação entre custo-benefício, o suporte oferecido, etc.

Não se esqueça também de optar por empresas com uma boa reputação no mercado e que que tenham uma avaliação positiva por parte dos clientes, afinal, isso é um sinal de que a transportadora é de confiança.

4. Priorizar investimentos em segurança e tecnologia

A priorização de investimentos em segurança e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de uma boa negociação e também para toda a atividade logística.

A segurança é uma garantia de que as mercadorias irão chegar em perfeito estado para os clientes, evitando também o extravio dos produtos durante o percurso. Essa questão ainda facilita na negociação, pois a transportadora tende a sofrer menos prejuízos, aumentando as chances de fornecer condições mais vantajosas e preços menores nos fretes.

A tecnologia, por sua vez, assegura mais eficiência em todo o processo de logística e de transporte de mercadorias. Além disso, as ferramentas tecnológicas contribuem para a redução de gastos. Com isso, os preços de negociação tendem a ser mais atrativos.

Vale destacar que a segurança e a tecnologia devem ser investimentos prioritários em todo o segmento logístico. Isso porque, ambos contribuem para a otimização da produtividade do segmento.

5. Gerenciar resultados

O gerenciamento de resultados é uma das melhores dicas para assegurar uma negociação de fretes eficiente. Por meio dessa prática, torna-se possível verificar quais ações estão dando o resultado esperado ou não.

Desse modo, você saberá se a sua empresa está caminhando na direção correta. E também conseguirá verificar facilmente quais são os processos mais eficientes, escolhendo assim, prestadoras de serviço que apresentem as melhores condições de fretes para a sua empresa.

Como já pontuamos, a tecnologia é uma grande aliada na negociação de fretes, por esse motivo use ao seu favor!

Os sistemas de gestão da goFlux, por exemplo, contam com funcionalidades que vão facilitar a sua negociação com as empresas prestadoras de serviço, ajudando a reduzir custos e a garantir mais inteligência nas operações do seu negócio como um todo.

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