Ociosidade de frota

Ociosidade de frota: saiba como evitar no seu negócio

Como reduzir ou evitar a ociosidade de frota? Essa é uma dúvida presente por parte de empresas de diversos segmentos e portes de mercado. O questionamento é bastante pertinente, pois uma frota ociosa pode afetar várias transportadoras e gerar prejuízos para o setor logístico nas organizações.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacamos o que é uma frota ociosa, quais são os prejuízos gerados e vamos fornecer algumas dicas que vão te ajudar a evitar esse problema. Continue com a gente.

O que é uma frota ociosa?

Não há muitos segredos sobre esse assunto. Frota ociosa faz referência aos veículos que estão desocupados ou em estado de inatividade. Com isso, podemos dizer que uma frota ociosa é formada por diversos veículos que não estão fazendo nenhum numa operação de transporte na empresa.

Quais os prejuízos que isso gera?

A frota ociosa contribui para a redução da produtividade do segmento logístico. Isso acontece porque diversos veículos deixarão de realizar as atividades relacionadas ao transporte. Desse modo, as empresas terão menos capacidade para fazer a entrega de mercadorias ao cliente final.

Além disso, há prejuízos financeiros, pois a empresa pode ter que comprar outros veículos para atender a demanda. Também há o custo relacionado ao desperdício causado pela não utilização nos veículos. Apesar de eles estarem parados, as organizações terão que fazer o pagamento do IPVA e outros tributos.

Como evitar a ociosidade de frota?

Esta é uma das principais dúvidas presentes em muitas empresas. A boa notícia é que existem ótimas estratégias que poderão ajudá-lo nesse contexto. Entre elas estão ter uma gestão eficiente, apostar em rotas estratégicas e a utilização de dados para a tomada de decisões assertivas. Abordaremos sobre esses aspectos na sequência do conteúdo.

Apostar em uma gestão eficiente

O primeiro passo para reduzir a ociosidade de frota é apostar em uma gestão eficiente do segmento logístico. Por meio dessa prática, você vai entender as necessidades da logística. Além disso, torna-se possível ter uma compreensão profunda sobre os pontos fortes e os aspectos de melhoria do segmento logístico da sua empresa.

Ao ter o conhecimento dessas questões, você vai ter facilidade no momento de definir os objetivos e desenvolver estratégias eficazes que vão te ajudar a alcançar as metas estabelecidas.

Apostar em rotas estratégicas

Desenvolver rotas estratégicas é um dos principais segredos para otimizar a produtividade da logística e reduzir a ociosidade de frota. Essa questão acontece porque a sua empresa vai definir rotas melhores e mais rápidas para fazer diversas entregas em um dia.

Usar dados e tecnologia

A utilização de um amplo volume de dados e das novas ferramentas tecnológicas também são fundamentais para diminuir a ociosidade de frota.

Por meio das plataformas tecnológicas, você terá uma visão geral do seu negócio e vai conhecer as necessidades do segmento logístico da sua empresa. Dessa forma, você será capaz de criar previsões eficientes e tomar decisões acertadas

Como a goFlux pode te ajudar?

A goFlux conta com a solução para transportadoras que ajuda a evitar a ociosidade da frota e otimiza a logística do negócio. Além disso, a ferramenta vai te ajudar a contratar fretes de forma eficiente e eficaz, e proporciona um amplo volume de dados com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões assertivas na sua empresa.

Como é possível perceber, a ociosidade de frota pode causar grandes prejuízos aos negócios. Dessa maneira, é importante entender sobre esse conceito e buscar estratégias eficazes para ajudar a mitigar esse problema e, consequentemente, otimizar a performance do segmento logístico do seu negócio.

Gostou das dicas que apresentamos para você sobre como evitar a ociosidade de frota no seu negócio? Conheça agora mesmo a página da goFlux Club e veja como podemos ajudar a otimizar a logística da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top