Imagem mostrando caminhões de transporte para exemplificar como otimizar a logística

4 passos para otimizar a logística em sua empresa e se destacar no mercado

O segmento logístico é relevante para o funcionamento dos ciclos de consumo e cadeia de suprimentos. Nesse contexto, uma boa gestão influencia no crescimento organizacional.

Diante desse cenário, otimizar a logística é fundamental de modo a acelerar o desenvolvimento e preparar a sua empresa para o mercado.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo forneceremos dicas que ajudarão na otimização da logística do seu negócio, além de destacar como a goFlux pode te ajudar no desempenho do segmento logístico do seu negócio. Continue com a gente!

Como otimizar a logística na empresa?

O segmento logístico é fundamental para o crescimento das empresas. Nesse cenário é relevante buscar formas de melhorar os processos logísticos.

Entre as melhores práticas a serem seguidas estão:

  • mapeamento de processos;
  • metodologia de melhorias contínuas;
  • acompanhamento de indicadores de performance;
  • investimentos em tecnologias.

1. Mapeamento de processos

A primeira ação necessária para melhorar a performance do segmento logístico é realizar o mapeamento dos processos. Por meio dessa prática, você entenderá como está a organização da cadeia de suprimentos e como os processos se relacionam.

Nessa etapa é necessário verificar:

  • tempo necessário para execução de cada tarefa;
  • pessoas responsáveis em cada atividade;
  • tecnologias utilizadas.

2. Metodologia de melhorias contínuas

Melhorar os processos é fundamental para otimizar a gestão operacional de logística nas empresas. A melhor forma de fazer isso é identificando falhas existentes nos processos referentes ao segmento.

Por meio desta ação, você entenderá como corrigir cada gargalo existente no setor.

Após entender o melhor cenário e verificar as melhores soluções, é momento de traçar um plano de ação para alcançá-lo.

3. Acompanhamento de KPIs

A definição e o acompanhamento dos indicadores de performance são fundamentais para verificar o desempenho das atividades referentes ao setor logístico.

Com isso, você será capaz de identificar falhas e otimizar os processos referentes ao setor.

Sobre esse tema é relevante destacar que cada empresa tem suas particularidades e não há uma métrica válida para todas.

Existem diversos KPIs aplicáveis ao ramo logístico, como o número de entregas feitas por dia e o tempo médio delas.

4. Investimento em tecnologia para otimizar a gestão logística

As ferramentas tecnológicas ajudam empresas a automatizar várias atividades, além de contribuírem para otimizar a produtividade e auxiliarem as organizações a reduzir custos.

Dessa maneira, podemos dizer que se trata de um dos principais passos para otimizar a logística em sua empresa.

Em uma análise inicial, alguns empreendedores podem pensar que se trata de gasto. No entanto, se considerarmos os benefícios proporcionados pela tecnologia, trata-se de um grande investimento que fará grande diferença ao seu negócio.

Como a goFlux pode ajudar a otimizar a logística do seu negócio?

A plataforma da goFlux conta com diferentes funcionalidades que ajudarão na otimização das atividades logísticas da sua empresa. Essa questão acontece porque a ferramenta digitaliza todas as atividades do segmento logístico e facilita o acesso às cargas e transportadoras.

Vale destacar ainda que as atividades são desenvolvidas com transparência e seguem as melhores práticas de compliance do mercado.

Como é possível perceber, a otimização dos processos logísticos é fundamental para sua empresa se destacar no mercado. Por meio dessa prática, torna-se possível realizar mais entregas em menos tempo e fornecer melhor experiência ao cliente.

Este conteúdo foi útil para você? Conheça a solução da goFlux e veja como podemos ajudar no desenvolvimento das atividades logísticas do seu negócio. Não perca essa grande oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top