Como fortalecer os processos logísticos

Como fortalecer os processos logísticos na sua empresa?

Os processos logísticos começam com o planejamento em relação ao que a empresa produzirá, servindo de base para as decisões sobre o que produzir e como gerenciar o estoque.

Além disso, inclui quais documentos e pedidos, por exemplo, cotações de matéria-prima com fornecedores e estoque, serão produzidos.

Uma vez fabricados os produtos, a empresa deve decidir entre armazená-los em um armazém — que pode ou não ser de propriedade da empresa — ou vendê-los diretamente.

A logística é uma das áreas mais importantes em um processo comercial, mas cada negócio tem suas próprias exigências para se manter competitivo.

Por isso, fortalecer processos é a espinha dorsal de qualquer negócio, pois garante que o transporte, a entrega e o gerenciamento da cadeia de suprimentos funcionem da maneira mais eficiente possível.

Para empresas que desejam superar a concorrência, melhorar o processo de gestão logística é o primeiro passo para aumentar a eficiência operacional e a produtividade.

Acompanhe este artigo até o fim e descubra como otimizar os procedimentos da sua empresa para alavancar o seu negócio!

O que são processos logísticos e qual sua importância?

Os processos logísticos são todas as ações realizadas dentro de uma empresa para controlar e planejar melhor a logística de um produto.

Abrangem desde a negociação com o fornecedor até a entrega do produto ao cliente final e considera todos os fluxos de materiais e informações incluídos no processo.

Também inclui planejamento, implementação e controle para garantir a integridade do produto e a entrega aos seus clientes.

Seu objetivo é otimizar ao máximo as operações do dia a dia da empresa, para serem realizadas no menor tempo possível.

Os processos logísticos abrangem os mais diversos aspectos da produção, mas priorizam e enfatizam os pilares de tempo, custo e qualidade.

Como otimizar os processos logísticos em uma empresa?

O processo logístico fica mais complexo à medida que a cadeia de suprimentos se expande e se torna mais vulnerável a problemas, flutuações e mudanças na estratégia do fornecedor.

Portanto, revise e melhore continuamente todos os passos, incluindo a gestão de inventário para reduzir a sua fragilidade e aumentar a sua capacidade e agilidade de resposta a pedidos.

Por outro lado, a empresa pode utilizar tal processo para integrar unidades geograficamente dispersas ou fornecer produtos altamente personalizados e de alto valor agregado aos seus clientes. Veja outras medidas para otimizar a logística em uma empresa.

Mapear os processos

O mapeamento de processos logísticos é uma ótima maneira de melhorar o desempenho. O objetivo é reduzir custos, enquanto melhora a qualidade do serviço e a satisfação do cliente.

Ao contrário do Lean, Six Sigma, Lean Six Sigma e outras metodologias de melhoria operacional, requer pouco treinamento para que as organizações possam ver os resultados muito rapidamente.

O mapeamento de processos logísticos é um exercício muito valioso para sua empresa executar, independentemente de você usar ou não a ajuda de consultoria.

Na verdade, existem muitas outras maneiras pelas quais o mapeamento de processos logísticos pode beneficiar sua operação. Por exemplo:

  • facilita muito os projetos de melhoria de processos desde o início;
  • melhora a compreensão geral do processo em toda a sua organização;
  • faz a integração de novos contratados;
  • apresenta os principais processos de negócios aos stakeholders e clientes.

Realizar planejamento logístico

O objetivo do planejamento logístico é garantir que os serviços sejam continuamente melhorados, mas com um custo mais baixo e com mais eficiência.

Envolve garantir que seu plano de negócios permaneça viável, organizando uma interseção de todas as suas necessidades logísticas, além de criar um plano abrangente que o gestor possa seguir na prática.

As metodologias modernas de planejamento preferem combinar essas distinções artificiais na logística da “cadeia de suprimentos total”.

Somente apreciando e mapeando todas as etapas seus serviços podem garantir um fluxo constante e previsível para suas funções de logística.

Estabelecer metas para a área logística

Para criar uma cadeia de suprimentos eficaz em uma operação multicanal, estabelecer metas é extremamente importante. Por isso, as recomendáveis são:

  • ter mais eficiência;
  • oferecer o melhor atendimento ao cliente;
  • aumentar as vendas;
  • fortalecer os relacionamentos.

Estes são, na maioria, os principais objetivos e objetivos que toda organização logística deve procurar alcançar.

Antecipação de demandas

A antecipação de demandas se refere a matérias-primas ou produtos acabados que uma empresa compra para manter o abastecimento e evitar que seus clientes não encontrem o que precisam.

Pense em um varejista aumentando seu estoque de papel e giz de cera no final do ano para atender as vendas de volta às aulas ou um fabricante de doces comprando chocolate extra antes da Páscoa.

As empresas usam a antecipação de demandas para se proteger contra choques esperados nos preços ou escassez de matérias-primas ou componentes.

Usar dados para tomar decisões

Os dados permitem uma melhor previsão de eventos na cadeia de suprimentos e, assim, a confiabilidade do planejamento.

O monitoramento direcionado dos prazos de entrega, por exemplo, permite identificar rapidamente os problemas e tomar decisões baseadas em informações.

Da mesma forma, a previsão de quantidades de remessa para tempos de capacidade limitada permite o planejamento oportuno das capacidades.

Isso também se aplica a eventos recorrentes, como a Black Friday ou o Natal.

Essas otimizações do planejamento de capacidade por meio de decisões baseadas em dados não apenas melhoram os processos operacionais, mas também reduzem os custos.

A goFlux pode auxiliar na otimização dos processos logísticos da empresa, já que sua plataforma SAAS traz mais facilidade no desempenho desses processos, além de garantir uma logística automatizada e mais segura. Confira em nosso site!

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