Representação da produtividade logística

5 dicas para aumentar a produtividade na logística da empresa

Aumentar a produtividade logística é fundamental para que a empresa mantenha o desempenho do negócio.

A indústria de logística e transporte serve como parte crítica da economia de qualquer país. De algo tão pequeno até um negócio de entrega de alimentos para uma loja de departamentos em larga escala, todas as empresas dependem da eficiência desse setor.

De fato, é difícil imaginar um mundo sem operadores logísticos transferindo mercadorias de um lugar para outro. É por isso que a produtividade e a performance desse setor são cruciais para a economia global.

Além disso, como todos os outros setores, ele está inserido em um mercado altamente competitivo, uma vez que deve atender a crescente exigência dos clientes pela agilidade nas entregas.

A indústria logística global está atualmente avaliada em mais de 5,7 trilhões de euros, e espera-se que esse valor cresça ainda mais.

Por isso, é imperativo que as organizações acompanhem as demandas do setor e implementem continuamente estratégias para aumentar sua produtividade e eficiência.

Neste artigo, traremos algumas sugestões para aumentar a produtividade logística nas empresas. Quer saber mais? Continue a leitura!

Dicas para aumentar a produtividade logística

Olhando além dos sistemas, infraestrutura logística e considerações analíticas, não podemos enfatizar demais a importância de uma força de trabalho engajada e comprometida para aumentar a produtividade logística.

É importante implementar algumas práticas para transformar a empresa internamente e engajar os colaboradores a trabalharem com mais performance e agilidade. Confira nossas dicas para aumentar a produtividade logística na sua empresa.

1 — Desenvolva um planejamento e gestão eficiente

O planejamento é imprescindível para a gestão eficiente e deve considerar os pontos de carga e de descarga. Além disso, também deve incluir a roteirização das entregas para otimizar o transporte e assegurar que a carga chegue corretamente ao seu destino.

Ainda durante a elaboração de um plano, busque dados sobre geolocalização e uma plataforma de contratação de fretes e inteligência logística.

2 — Defina objetivos e metas

A produtividade logística pode ser construída partindo da definição de objetivos e metas. Todos os envolvidos devem trabalhar buscando os mesmos resultados.

Por isso, a definição de KPIs (Indicadores-chave de Performance) ajuda a demonstrar aos membros da equipe como seus esforços precisam ser direcionados, para aumentar a produtividade logística.

Assim, acompanha-se a ocupação do armazém e da frota, o desempenho das equipes, os prazos de entrega, entre outros processos envolvidos.

3 — Faça uma projeção das operações

O objetivo da gestão logística é, obviamente, encontrar formas mais eficientes de movimentar recursos e produtos até os clientes finais.

Mas a força motriz dessas ações é atender à demanda do cliente e fornecer o melhor serviço possível.

Por isso, a projeção das operações é uma medida importante para aumentar a produtividade logística.

Desse modo, a empresa cria visibilidade na cadeia de suprimentos do negócio. Analisando os dados históricos e acompanhando o movimento em tempo real dos bens, os gestores logísticos podem melhorar o fluxo de materiais e evitar eventuais interrupções.

Portanto, isso melhora o atendimento ao cliente e agrega à boa reputação da empresa, o que, por sua vez, cria oportunidades.

4 — Analise dados e use a tecnologia

A análise de dados e a tecnologia, quando trabalham em conjunto, tornam-se aliadas do aumento de produtividade logística. Mesmo que pareça oneroso investir em inovação, no longo prazo a empresa colherá os frutos dessa decisão.

O futuro dos negócios depende de decisões e movimentos inovadores para a organização se manter produtiva, lucrativa e relevante no mercado.

Dessa forma, a análise de dados é um grande diferencial, em momentos como na contratação de transportadoras. Ter acesso a informações detalhadas ajuda a empresa a ter a Inteligência de dados, uma abordagem baseada em algoritmos, Machine Learning e Big Data.

Administrar um negócio de logística eficiente não é fácil num mercado altamente competitivo, mas focar nas áreas certas e implementar estratégias para aumentar a produtividade pode definitivamente ajudar. 

Concentrando-se nos aspectos acima, você pode reagir de maneira inteligente à concorrência do mercado.

Uma dica extra é contar com a goFlux para auxiliar na melhoria contínua e aumento da produtividade da sua empresa, pois oferece soluções com uma gama de vantagens que otimizam o seu negócio.

Quer saber mais? Confira o site agora mesmo e conheça as soluções tecnológicas para sua logística!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top