Imagem representando tendências de logística

5 tendências em logística para ficar de olho!

As Tendências em Logística acompanham as mudanças em todos os setores do mercado, que vem se modificando na atualidade, principalmente em decorrência da Revolução 4.0.

O setor exige que as empresas estejam sempre por dentro de estratégias e tecnologias emergentes para se manterem competitivas. As organizações líderes de mercado se adaptam ao contexto específico em que se encontram.

Portanto, se você deseja que seu negócio seja uma dessas empresas, deve preparar uma estratégia de sucesso para suportar o crescimento. Com isso em mente, é essencial olhar as inovações logísticas e avaliar se são indicadas para os seus planos de desenvolvimento.

Para adotar os principais recursos proporcionados pela Logística 4.0, você deve conhecer as tendências que reunimos neste artigo. Continue a leitura e aproveite para obter insights.

Tendências em Logística

Não é por acaso que, para se manter no topo, as empresas devem acompanhar as inovações no campo tecnológico e digital, assim como as novas necessidades do mercado.

Essas recomendações costumam ser repetidas ano a ano, mas é importante que as empresas se mantenham atualizadas e busquem melhorias na área logística.

Só assim será possível garantir o sucesso para o seu negócio e estabelecer um espaço entre os concorrentes. Afinal de contas, manter-se atualizado é uma forma de manter a competitividade no mercado e não se tornar obsoleto.

Confira a seguir cinco tendências que você deve estar ciente para inovar a logística da sua empresa!

1 — Automação e integração de processos

As informações são um fator crucial para a logística e estão se tornando cada vez mais importantes à medida que o volume de dados aumenta. Com softwares sempre novos e hardwares mais inteligentes, ocorre uma evolução nas informações coletadas e trocadas entre si.

Com base nos respectivos dados, as empresas de logística envolvidas podem tirar conclusões e fazer previsões.

O objetivo de implantar tecnologias, como Big Data e Inteligência Artificial, é estabilizar toda a cadeia de suprimentos e evitar possíveis falhas ou interrupções. Além disso, também possibilita desenvolver planos alternativos para cumprir os cronogramas especificados.

Os dados também podem ser usados ​​para otimizar rotas de transporte e melhorar sua eficiência. Existem várias fontes possíveis:

  • Meteorologia e informações sobre trânsito;
  • Diagnóstico do veículo e da localização;
  • Desenvolvimentos econômicos;
  • Evolução na produção de commodities;
  • Números tradicionais de negócios e logística das empresas.

Além da gestão de risco otimizada, o networking também contribui para criar transparência ao longo da cadeia de suprimentos e fornecer aos stakeholders os detalhes sobre o status de uma entrega.

2 — Economia colaborativa

Entre as tendências em logística, podemos citar a Economia colaborativa, que tem o objetivo de compartilhar serviços e soluções.

Você pode utilizar empresas que oferecem locação de frotas, usar armazéns compartilhados e outros recursos para simplificar os processos. Consequentemente, a empresa obtém redução de custos e melhora a experiência de seus clientes.

3 — Utilização de dados de forma inteligente

Um dos maiores ativos que uma empresa pode contar é o acesso e a distribuição de informações. Isso é fundamental para a cadeia de suprimentos, fornecedores relacionados, clientes, colaboradores, transporte, armazenamento, estoque e assim por diante.

Quanto mais fluxos de dados inteligentes, mais rápido e seguro serão os processos que se tornarão ágeis e eficientes.

Nesse sentido, as novas tecnologias provaram ser muito valiosas. É o caso dos sistemas de gestão automatizados, que passam por melhorias contínuas sendo oferecidos em módulos separados para atender às necessidades de qualquer empresa.

Diferentes tipos de software são desenvolvidos para integrar as áreas da empresa e melhorar o fluxo de informações.

Em meio as ferramentas mais comumente utilizadas, vale destacar o Big Data, que tem sido usado por empresas famosas com diferentes propósitos, mas sempre apresentando resultados positivos.

O uso de tecnologias que lidam com dados inteligentes se mostram fontes ricas ao desenvolvimento logístico de qualquer organização.

4 — Logística omnichannel

O comportamento de compra do consumidor está mudando drasticamente com a crescente adoção da Internet, smartphones e dispositivos portáteis em todo o mundo.

O aumento das vendas pela Internet e dos consumidores que usam diferentes canais para avaliar produtos, fazer pedidos, pagar, coletar e devolver suas compras, levou as empresas a adotar uma abordagem omnicanal.

Com isso, as organizações podem rever como interagem com os seus clientes, repensando os canais de comunicação do seu modelo de negócio.

O atendimento omnicanal é uma realidade crescente no setor de logística, que está sendo estimulada por uma abordagem focada em mudança para atender às expectativas dos clientes.

O objetivo é fornecer uma maneira simples e fácil de fortalecer o relacionamento. Aqui está uma visão simplificada do possível atendimento omnicanal e fluxos de pedidos de devolução diretamente para (e do) cliente final:

  • Armazém ao consumidor e vice-versa;
  • Fornecedor para consumidor e vice-versa;
  • Loja para consumidor e vice-versa;
  • Centro de distribuição ao consumidor e vice-versa;

5 — Marketplaces de logística

Os marketplaces de logística proporcionam a conexão entre as empresas que precisam de transporte e as transportadoras.

Ao contar com esse tipo de plataforma, sua empresa tem liberdade de encontrar o melhor frete e reduzir problemas no transporte terceirizado.

Outras vantagens são a redução nos custos de manutenção e contratação de mão de obra especializada, facilidade para encontrar o veículo mais indicado para a carga e operação extremamente simples.

Para você conhecer mais sobre essa tendência, leia o artigo Como funciona um Marketplace de Cargas?

Acompanhe as tendências em Logística

Acompanhar as tendências e implementar as novas mudanças nos negócios é uma ótima forma de se destacar no mercado e ganhar vantagens competitivas.

Os clientes esperam um envio melhor e mais rápido, mantendo preços mais baixos possíveis e melhorando a sustentabilidade.

Esse comportamento continuará a pressionar cada etapa da cadeia de suprimentos, exigindo uma transformação significativa em quase todas as facetas da logística.

Para qualquer negócio se manter competitivo, especialmente contra grandes multinacionais que se ramificam em logística, é essencial procurar por melhorias contínuas e inovações.

Se você gostou de conhecer as tendências em logística, confira o artigo Machine learning na logística: veja as vantagens dessa relação.

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