Imagem representando a transformação digital no transporte de cargas

Transformação digital no transporte de cargas: por que ela é fundamental na sua empresa?

A maioria das operações logísticas vem passando por um processo de transformação digital no transporte de cargas.

Novos participantes no mercado, maiores expectativas dos clientes e a necessidade de mais eficiência forçaram as operadoras tradicionais a se adaptarem a nova Gestão de Transporte de Cargas.

A Transformação Digital usa tecnologias de digitalização em processos de negócios, como vendas, marketing e atendimento ao cliente. No transporte de cargas significa adaptar os processos, de negócios tradicionais, para a nova era das tendências digitais.

O tamanho do mercado global de logística foi estimado em US$ 970 bilhões em 2021 e deve atingir US$ 1.529 bilhões até 2026.

As principais tendências emergentes, como Internet of Things (IoT), plataforma digital de contratação de fretes, acompanhamento de cargas, Big Data, Machine Learning, automação e simplificação de fluxos de trabalho, tornaram-se cruciais para garantir que os pedidos sejam entregues.

Cada elo da cadeia precisa ser digitalizado para pelo menos um nível básico semelhante, e assim, maximizar o benefício para todas as empresas envolvidas no transporte de cargas.

Essas tecnologias permitem uma colaboração de ponta a ponta perfeita, gerando maior eficiência entre os stakeholders. Além disso, são essenciais e impactam positivamente os diversos setores do mercado, principalmente a logística.

Neste artigo, abordaremos os impactos e as vantagens da transformação digital no transporte de cargas. Aproveite a leitura!

Os impactos da tecnologia no transporte de cargas

Nos últimos tempos, muitas indústrias enfrentaram interrupções, devido à rápida evolução da tecnologia. O setor de transporte e logística não é diferente. Com as expectativas dos clientes crescendo em um ritmo exponencial, são essas tecnologias em evolução que vêm para salvar, ajudando as organizações a atendê-las.

Por décadas, os stakeholders da cadeia de suprimentos e logística vêm enfrentando grandes desafios com relação à falta de visibilidade, incapacidade de rastrear a frota de entrega, atrasos inesperados e não contabilizados, roubo de mercadorias, entre outras questões.

Esses desafios se traduzem em enormes perdas monetárias para as empresas. Com o advento de tecnologias como IoT, Machine Learning e Blockchain, ficou mais fácil para as organizações resolverem esses problemas e melhorarem as operações, construindo uma cadeia de suprimentos centrada no cliente.

Com isso, a transformação digital no transporte de cargas assume protagonismo e influência,  por meio dos seguintes aspectos:

Aceleração de processos

Com a tecnologia, os processos são agilizados, já que muitas tarefas são automatizadas e realizadas sem erros. Assim, a transformação digital no transporte se torna cada vez mais presente no dia a dia das operações.

Por isso, a adaptação a essa realidade é indispensável para atender a possível demanda por novas oportunidades.

Mudança no perfil profissional

A transformação digital no transporte de cargas exige a mudança no perfil profissional dos colaboradores. Quem atua nessa área deve conhecer a tecnologia e saber como fazer sua integração com as atividades que exerce.

A atuação agora deve ser com foco em performance e produtividade, com uma visão ampla e alinhada às necessidades operacionais.

Entrada de novos concorrentes

Segundo um estudo da consultoria PwC, a concorrência no setor logístico será cada vez maior nos próximos anos.

A transformação digital no transporte de cargas terá papel fundamental para superar os desafios e manter a competitividade.

Simplificação da gestão da operação logística

A tecnologia no transporte de cargas simplifica e direciona o gerenciamento das operações com menos esforço e mais assertividade. Os recursos certos agilizam os processos e automatizam as tarefas. Com isso, a operação se torna altamente eficaz e produtiva, assim como as soluções baseadas em dados oferecem as informações necessárias para facilitar a tomada de decisão e torná-la mais precisa.

A Segurança alinhada às transformações digitais

À medida que a tecnologia é utilizada, o foco na segurança atinge um novo patamar.

Dessa forma, é importante usar os recursos com responsabilidade para evitar invasões e acessos não autorizados. A segurança da informação ganha papel fundamental na proteção dos dados e acessos, garantindo que todas as informações estejam disponíveis com qualidade e velocidade. Por exemplo, perder um plano de rota pode resultar em perdas significativas para as empresas. Este tema é super relevante e deve ser pauta constante das discussões.

Vantagens da Transformação Digital no Transporte de Cargas

O setor de transporte e logística é propenso a problemas graves relacionados à conectividade entre dispositivos e sistemas, subutilização de ativos e eficiência da cadeia de suprimentos.

As iniciativas de digitalização conseguem construir uma plataforma robusta para resolver esses problemas. Vejamos agora os benefícios da transformação digital no transporte de cargas:

1 — Redução de custos

A economia é determinada não pelos custos que você corta, mas sim pela forma como você estimula o crescimento e a diferenciação.

Uma das principais prioridades da transformação digital no transporte de cargas é identificar as operações de baixo desempenho e diferenciá-las daquelas que obtêm os melhores retornos.

Muitas vezes é difícil avaliar a contribuição direta para o lucro e o retorno da digitalização. É por isso que os líderes das empresas parecem ansiosos na busca pela redução de custos.

2 — Aumento da produtividade

A transformação digital no transporte de cargas influencia positivamente no funcionamento contínuo das empresas envolvidas no setor.

Por exemplo, a digitalização pode ajudar as empresas a se manterem mais informadas sobre a hora de chegada das remessas.

Com isso, sua gestão e produtividade são aprimoradas. Também ajudaria os transportadores a se prepararem para lidar rapidamente com eventos inesperados, resultando em operações eficientes e assertivas.

3 — Maior eficiência no transporte

A transformação digital no transporte de cargas tem ajudado na integração dos diversos stakeholders envolvidos. Também aumenta a eficiência e reduz o custo, mantendo a satisfação do cliente elevada.

As empresas de transporte também podem usar sistemas baseados em nuvem para compartilhar dados com outras organizações por meio de APIs, resultando em maior eficiência.

Com a ajuda de IoT e tecnologias baseadas em nuvem, muitas empresas do setor de transporte e logística podem se tornar mais eficientes.

4 — Tomadas de decisões mais acertadas com o uso de dados

Todo e qualquer setor está se tornando mais digitalizado e, para se manter relevante, o setor de transporte de cargas também precisa adaptar as soluções digitais mais recentes.

A transformação digital no transporte de cargas ajudará na integração futura, na comunicação aprimorada entre várias partes para manter a indústria e continuar a melhorar a segurança operacional, o que permitirá seu crescimento.

A digitalização também pode ajudar a garantir a hiperconectividade em todos os dispositivos usando sensores e alarmes. Ele pode ajudar as empresas a conectar dispositivos usando sensores que compartilham dados críticos e decisivos em uma rede comum.

Tecnologia no transporte de cargas

Há muitas razões pelas quais a digitalização se tornou parte integrante de um negócio de sucesso. A principal vantagem é o ganho de eficiência.

A digitalização está redefinindo o transporte de cargas. Até 2023, a IDC prevê que 53% de todos os investimentos em tecnologia da informação e comunicação serão em transformação digital.

Apostar em soluções tecnológicas é importante para as empresas ganharem vantagens competitivas frente ao mercado, ter escalabilidade e garantir a expansão das operações.

A tecnologia no transporte de cargas também traz a racionalização de dados, otimizando as operações internas e externas e garantindo que elas atendam às metas do cliente e do negócio.

O que você achou de saber mais sobre a transformação digital no transporte de cargas? Compartilhe o artigo para outras pessoas compreenderem a importância de investir em tecnologias nesse setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top